Rio Branco
32°C
terça-feira, 23 de junho de 2026
12:25

Prefeitura de Rio Branco lança Política Municipal de Gestão de Riscos e fortalece a Governança Pública


A Prefeitura de Rio Branco realizou nessa segunda-feira (22), o lançamento oficial da Política Municipal de Gestão de Riscos, em evento promovido no Auditório do Museu dos Povos Acreanos. A iniciativa representa um importante avanço no fortalecimento da governança pública, da integridade institucional e da eficiência administrativa no âmbito da administração municipal.

LANCAMENTO GESTAO RISCOSSECOM 22 5
O evento reuniu servidores municipais, representantes das Unidades de Controle Interno (UCIs), gestores e secretários municipais (Foto: Secom)

A programação foi voltada à apresentação dos princípios, objetivos e diretrizes da nova política, que passa a orientar a identificação, avaliação, tratamento e monitoramento dos riscos nos processos organizacionais da Prefeitura.

A Política Municipal de Gestão de Riscos tem como objetivo apoiar a tomada de decisões, fortalecer os controles internos, prevenir falhas e irregularidades, além de contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da gestão municipal, promovendo maior segurança, transparência e eficiência na prestação dos serviços públicos.

LANCAMENTO GESTAO RISCOSSECOM 22 3 1
“Com esta política, o Município fortalece sua capacidade de antecipar desafios, prevenir problemas e tomar decisões mais seguras e eficientes”, afirmou o auditor-chefe Oscar Vareda (Foto: Secom)

Durante a abertura do evento, o auditor-chefe da Controladoria-Geral do Município (CGM), Oscar Vareda Moreira Neto, destacou a relevância da iniciativa para o aperfeiçoamento da administração pública municipal.

“A Gestão de Riscos é uma ferramenta essencial para a administração pública moderna. Com esta política, o Município fortalece sua capacidade de antecipar desafios, prevenir problemas e tomar decisões mais seguras e eficientes. Trata-se de uma mudança de cultura organizacional que contribui diretamente para a melhoria dos serviços prestados à população e para a proteção dos recursos públicos”, afirmou o auditor-chefe.

A implementação da política será conduzida de forma gradual e integrada, contando com o apoio técnico da Controladoria-Geral do Município e o envolvimento das secretarias e demais órgãos municipais.

As Unidades de Controle Interno terão papel estratégico no acompanhamento e na disseminação das práticas de gestão de riscos em toda a administração municipal. Com a iniciativa, a Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso com o fortalecimento dos mecanismos de governança, transparência, integridade e controle interno, alinhando-se às melhores práticas adotadas no setor público brasileiro.

 












Source link