Prefeitura de Feijó garante que açaí que produz tem boa procedência

Feijó, no interior do Acre, é um dos maiores produtores de açaí do Brasil. O produto de lá é considerado, também, um dos de melhor qualidade. O açaí é tão importante para o município e para a sua economia que até adotou o lema “A cidade do açaí”.

Nos últimos dias, porém, a notícia de que fezes do mosquito barbeiro teriam sido encontradas em amostras de açaí comercializadas em Rio Branco, acabou por atingir, também, o açaí de Feijó, reduzindo, sensivelmente, as suas vendas.

A prefeitura do município, no entanto, reage e garante que a iguaria produzida e comercializada ali tem boa procedência, está livre de contaminação é sem restrições para o consumo.

Gilberto Braga, assessor de Comunicação da prefeitura de Feijó, disse que os produtores de açaí da cidade, bem como os comerciantes, estão sendo vítimas da generalização que está sendo feito em torno das notícias de contaminação do produto. Ele lembrou que apenas amostras comercializadas em alguns pontos do mercado Elias Mansour, em Rio Branco, estavam contaminadas, mas que o mesmo não se verifica em qualquer outro ponto da capital o do que é produzido em sua cidade ou em outros municípios do Acre.

“Essa notícia acabou generalizando e atingindo todo uma cadeia produtiva de açaí, prejudicando muita gente. E sendo Feijó o maior produtor do Estado, acaba sendo o maior prejudicado”, explicou Braga.

De acordo com o assessor, a prefeitura de sua cidade tem investido em maquinário moderno para o processamento da fruta que é feito por desempolpadeira específica, através de processo que inibe a sobrevivência de bactéria ou qualquer outro organismo vivo que venha causar danos à saúde de quem o consome.

“Temos um controle de qualidade muito rígido que é feito com o acompanhamento do Ministério da Agricultura”, garante. “Nossos produtores também fizeram cursos para o correto manuseio e higienização do açaí durante o processo de colheita e armazenamento”, completou.

A prefeitura de Feijó pretende intensificar campanha para informar os consumidores sobre a qualidade do açaí vendido na cidade. Essa seria uma forma encontrada para garantir que os prejuízos sejam reduzidos no máximo possível.
 
Fiscalização continua em Rio Branco

O secretário de Saúde de Rio Branco, Otoniel Almeida, informou que a Vigilância Sanitária Municipal continua a fiscalização nos pontos de venda de açaí em Rio Branco. No entanto, nenhuma outra amostra contaminada foi identificada.

“Estamos com uma forte fiscalização, bem como com o trabalho de educação para os produtores e comerciantes. É nessa fase que entregamos a esses a cartilha contendo orientações de boas práticas para o manuseio do açaí”, disse Otoniel.