Prefeitura de Cruzeiro do Sul vai responder inquérito no Ministério Público por lixão

Transformar uma área aberta em um lixão é a praxe em muitos municípios e no Acre não seria diferente. A prefeitura de Cruzeiro do Sul está usando uma área próxima ao estádio de futebol Arena do Juruá e agora o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) abriu um Inquérito Civil Público para apurar os fatos.

De acordo com a Portaria N. 23/2018, da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Juruá, chegou ao conhecimento do MP uma “notícia de que o Município de Cruzeiro do Sul estaria depositando lixo nas imediações do estádio de futebol Arena do Juruá”.

O MP considerou o fato de extrema gravidade, pois já existe um procedimento aberto e com acordo entabulado para resolver o caso do lixão já existente e “um segundo lixão a céu aberto é capaz de provocar danos incomensuráveis ao meio ambiente”.

Sobre o caso, já teria havido até um reunião do promotor com os representantes da município e da ONG CBCN, onde estes passaram a retirar os resíduos do local e apresentaram plano de trabalho, mas o prazo não foi suficiente a retirada de todos os resíduos.

Com a abertura do inquérito, o MP vai oficiar a Prefeitura de Cruzeiro do Sul para indagar se retirou o lixo do local e se as promessas do plano de trabalho foram cumpridas na sua integralidade.