Prefeito de Rio Branco é homenageado durante lançamento de olimpíada de educação financeira
Redação Opinião
O prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene, recebeu uma homenagem nesta terça-feira (23), durante o lançamento da segunda edição das Olimpíadas de Educação Financeira. A solenidade foi realizada no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa).
O evento reuniu autoridades, empresários, representantes do setor educacional e outras personalidades da sociedade acreana. A iniciativa busca levar conhecimentos sobre planejamento financeiro, consumo consciente, prevenção ao endividamento e formação de reservas para estudantes e suas famílias.
Durante a cerimônia, o gestor municipal destacou a importância da parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e as entidades empresariais na realização do projeto. Segundo ele, a educação financeira pode contribuir não apenas para a formação dos alunos, mas também para mudanças de comportamento dentro das residências.
“Políticas públicas são construídas com parcerias, e a Prefeitura tem na CDL uma importante aliada em diversas iniciativas”, declarou. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“A gente sabe que é por meio da educação que se transforma uma sociedade. Esse programa de educação financeira também ajuda os pais a se planejarem, porque as crianças influenciam nesse processo”, asseverou o gestor municipal.
O chefe do Executivo municipal também ressaltou que a Secretaria Municipal de Educação já mantém diálogo para ampliar as atividades relacionadas ao tema entre alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
Ao agradecer a homenagem, o prefeito afirmou que políticas públicas precisam ser construídas por meio da cooperação entre o poder público e diferentes setores da sociedade. “Ninguém faz uma política pública sozinho. A gente faz com grandes parcerias, e a Prefeitura tem essa parceria com a CDL não apenas no programa de educação financeira, mas também em outras iniciativas”, declarou.
Projeto deverá alcançar 50 escolas
De acordo com o presidente da Acisa, Marcello Moura, a segunda edição das Olimpíadas de Educação Financeira deverá contar com a participação de 50 escolas, distribuídas por cinco regionais do Acre. A expectativa é alcançar estudantes de 11 municípios.
Uma das novidades desta edição será a criação de categorias específicas para escolas públicas e privadas. A premiação também será ampliada de R$ 180 mil para R$ 560 mil, conforme informado pela organização.
“A educação financeira prepara as crianças para ajudar suas famílias e desenvolver uma gestão financeira mais consciente no futuro”, destacou o presidente. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Moura explicou que o projeto foi desenvolvido por empresários ligados ao movimento Cidadania Empreendedora, com o objetivo de ajudar as famílias a enfrentarem o endividamento e preparar as novas gerações para uma relação mais responsável com o dinheiro.
“A educação financeira ajuda a transferir conhecimento para que as crianças consigam auxiliar as próprias famílias e para que a próxima geração esteja mais preparada, madura e com competência de gestão financeira”, destacou o presidente.
O projeto disponibiliza cartilhas e materiais pedagógicos voltados aos estudantes e professores. Os conteúdos abordam assuntos como organização do orçamento, uso responsável do crédito, prevenção de dívidas e criação de reservas para situações de emergência.
“A premiação é importante, mas o principal é a transformação de mentalidade promovida pelo conhecimento e pela educação financeira”, destacou o professor. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O professor Emerson Silva, representante da Secretaria de Estado de Educação do Acre, explicou que, após o encerramento das inscrições, no dia 20 de julho, as escolas receberão cartilhas e orientações para o desenvolvimento das atividades.
Segundo Silva, cada série terá um professor responsável por acompanhar os alunos e ajudar na aplicação dos conteúdos. As atividades poderão ser realizadas em sala de aula ou no contraturno, conforme a organização de cada escola. As provas serão elaboradas com base nas cartilhas distribuídas aos participantes.
“A gente quer mostrar que não é só a premiação em si, mas o que está por trás disso, que é uma transformação de mentalidade a partir do conhecimento e da educação financeira”, destacou o professor.
Emerson informou ainda que a premiação será dividida igualmente entre as categorias pública e privada, com R$ 280 mil destinados a cada uma. Por série, o primeiro colocado receberá R$ 30 mil; o segundo, R$ 20 mil; e o terceiro, R$ 10 mil. O professor responsável pelo aluno vencedor também receberá R$ 10 mil.
De acordo com o educador o professor representante não precisa ser, necessariamente, da área de matemática, desde que tenha interesse pelo tema e participe das orientações. A organização também pretende aproximar o projeto das universidades, especialmente dos cursos ligados à economia e às finanças. A organização pretende ampliar gradativamente o alcance das olimpíadas. A meta anunciada é levar a iniciativa, nas próximas edições, a todo o sistema de ensino acreano.