Rio Branco
25°C
domingo, 5 de julho de 2026
19:46

População de Boca do Acre se revolta com destruição de embarcações de ribeirinhos durante operação do ICMBio e Polícia Federal

Ação realizada na Floresta Nacional Mapiá-Inauini, entre Pauini e Boca do Acre, gerou indignação nas redes sociais após barcos de subsistência serem incendiados; moradores pedem justiça e denunciam desigualdade nas fiscalizações ambientais.

Uma operação conjunta realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Polícia Federal, na região da Floresta Nacional Mapiá-Inauini, provocou uma onda de revolta entre os moradores de Boca do Acre. A operação resultou na apreensão de carne de caça, pescado e quelônios. No entanto, o que mais indignou a população foi a decisão das autoridades de incendiar embarcações pertencentes a ribeirinhos — cidadãos que, segundo os relatos, vivem da pesca e da caça de subsistência, e têm em uma canoa, o único meio de locomoção.

A repercussão foi imediata nas redes sociais, especialmente após a divulgação da matéria no Jornal Opinião. Os comentários se multiplicaram em tom de protesto e comoção diante da destruição dos bens de trabalho de moradores tradicionais da floresta.

“Uma verdadeira injustiça fazer isso com um trabalhador”, dizia um dos comentários mais curtidos na postagem.

A página Pânico na City também se manifestou: “Sinceramente, com todo respeito aos profissionais, não consigo ver justiça nisso”.

Outros internautas também expressaram profundo pesar pela situação. “Infelizmente são as famílias mais necessitadas que sofrem”, lamentou uma usuária. Outra comentou: “Destruindo o pouco que pobre ribeirinho construiu”.

Outro seguidor da página do Jornal Opinião questionou a não fiscalização dos grandes fazendeiros que destroem a mata nas margens do rio Inauini e nas imediações da comunidade Canto Escuro Central.

A população acusa as instituições de aplicar a lei com severidade desproporcional aos mais pobres, enquanto, segundo denúncias locais, grandes infratores ambientais continuam agindo livremente, promovendo desmatamento e degradação em larga escala.

Flona Mapiá-Inauini
A Floresta Nacional Mapiá-Inauini é uma Unidade de Conservação federal com regras rígidas sobre o uso dos recursos naturais. No entanto, para muitos ribeirinhos, a aplicação dessas regras desconsidera a realidade local, onde não há acesso fácil a alimentos industrializados, empregos ou políticas públicas de apoio à produção sustentável.