Pesquisa PoderData: Lula tem 52% dos votos válidos no 2º turno; Bolsonaro, 48%

Levantamento ouviu 3.500 pessoas por meio de ligações telefônicas entre os dias 3 e 5 de outubro; margem de erro é 1,8 ponto percentual, para mais e para menos.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), em fotos registradas pelos candidatos no TSE

Pesquisa PoderData sobre a disputa presidencial divulgada nesta quinta-feira (6) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 52% de votos válidos no segundo turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 48%.

Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com recursos do Poder360, por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.500 entrevistas em 301 municípios nas 27 unidades da federação entre os dias 3 e 5 de outubro. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual, com intervalo de confiança de 95%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08253/2022.

Pesquisas eleitorais mostram uma tendência e, não necessariamente, correspondem ao resultado das urnas. Não é uma ciência exata e as amostragens são limitadas. A CNN Brasil divulga os dados de 11 institutos tradicionais por entender que as pesquisas são uma ferramenta importante para análise do eleitor.

Segundo turno

Votos válidos

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 52%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 48%

Votos totais

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 48%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 44%
  • Brancos/Nulos – 6%
  • Não sabe – 2%