Pesquisa da Acisa revela otimismo de comerciantes para vendas na páscoa

Comerciantes esperam aumento entre 10% e 13% nas vendas de páscoa deste ano, segundo aponta pesquisa realizada pela Associação Comercial do Acre Para traçar um panorama do comércio na capital (Acisa).

Além dos ovos de páscoa, o carro chefe em vendas neste período, o consumidor também costuma investir em pescado e outros produtos que dão origem a pratos como o mugunzá, por exemplo, por isso a pesquisa aponta que mesmo diante da contenção de gastos por parte do consumidor as expectativas ainda são positivas.

De acordo com os dados da pesquisa, 83% dos empresários dizem esperar um crescimento das vendas, outros 15% acreditam que será menor do que o ano passado, e outros 2% não apresentaram otimismo algum.

A doceira Jessica Loss, por exemplo, tem uma meta de vendas bem superior a de 2016. “Além das encomendas normais, do dia a dia, pretendo vender pelo menos 500 ovos neste ano.”

No ano passado, Loss vendeu 300 ovos. Mas para 2017 ela foi mais ousada e já está com o estoque pronto para atender aos pedidos e diz que a jornada de trabalho tem sido intensa para atender toda a demanda deste período.

“Olha, eu começo a partir das 6 horas e, às vezes, chegamos a 1 hora da manhã”, comenta sobre a rotina puxada. Para dar conta do atendimento ela conta com duas ajudantes que fazem toda diferença na hora da produção.

O presidente da Acisa, Celestino Bento, falou sobre os dados e disse acreditar que as vendas sejam melhores neste ano. “Para alguns empresários, a Páscoa é considerada um ‘segundo Natal’, onde o volume de vendas, puxado pelo comércio dos “ovos da Páscoa” e do bacalhau, chega a se aproximar dos números do final de ano.

Neste momento, estamos otimistas pelo crescimento nas vendas”, falou.