O lado B da aprovação da Reforma da Previdência

A reforma da Previdência foi aprovada na Câmara Federal. Mas, você sabe o impacto disso na sua vida, caro leitor? Você sabe o que é a Previdência Social? Pois bem, Previdência Social é um seguro social, composto principalmente por aqueles que contribuem para que possam ter acesso aos benefícios previdenciários (auxílio-doença, aposentadoria, entre outros).

Você sabe o que há por trás da aprovação da reforma? Alguns dizem que é de interesse exclusivo do mercado financeiro e de políticos comprometidos com esse mercado. Outros, dizem que se trata de economia para os cofres públicos com a reforma do montante de  R$ 990 bilhões em 10 anos.

A proposta cria uma idade mínima de aposentadoria. Ao final do tempo de transição, deixa de haver a possibilidade de aposentadoria por tempo de contribuição. A idade mínima de aposentadoria será de 62 anos para mulheres e de 65 para homens.

O tempo mínimo de contribuição será de 20 anos para homens e de 15 anos para mulheres. Para os servidores, o tempo de contribuição mínimo será de 25 anos. Professores, policiais federais, agentes penitenciários e educativos terão regras diferenciadas.

As novas regras não valerão para os servidores estaduais e dos municípios com regime próprio de Previdência, uma vez que o projeto aprovado pela comissão especial tirou a extensão das regras da reforma para estados e municípios.

E agora salve-se quem puder!