O nível do Rio Acre ainda se mantém distante da cota de alerta, que é de 13, 50 metros e a de transbordo de 14 metros. No entanto, o nível do manancial atingiu os 8, 01 metros em medição na manhã de ontem, 15.
Foram 0,40 centímetros em 24 horas. O resultado desta subida é a enchente que atinge os mananciais de cabeceira.
Em Assis Brasil, por exemplo, o Rio Chegou a 11, 41 metros, ultrapassando a cota de alerta de 11, 30 metros.
Além de Assis Brasil, Brasiléia também teve o nível do Rio elevado de 4,09 para 8,15 em apenas 24 horas, assim como o Riozinho do Rola que apresentou 9,33 metros.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, a elevação do rio ocorreu devido à chuva intensa na região onde ficam as cabeceiras, mas o momento ainda seria de tranqüilidade.
Ainda segundo a Defesa Civil, caso o Rio chegue a cota de 12 metros as equipes já começam a colocar em prática o plano de contingência, sendo que um dos primeiros passos é a construção de abrigos para atender as famílias que por ventura sejam afetadas por uma possível cheia.
De acordo com as previsões do pesquisador Davi Friale, esta semana será marcada por tempo instável, com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora, que podem ser intensas em vários pontos do Acre. As chuvas podem dar uma trégua, durante um ou dois dias, no leste e sul do Acre e no oeste de Rondônia.