Com a missão de apoiar os micro e pequenos negócios do Acre, o Sebrae tem realizado um amplo trabalho de orientação, capacitação e inovação nos empreendimentos do Estado.
Muitas empresas alcançam, através dos cursos, oficinas e palestras da instituição, um melhor desempenho na gestão do seu negócio, o que reflete em vendas e crescimento.
Biojóias Cores da Mata: joias com as cores da floresta
É o caso da artesã Rodney Paiva, que trabalha com artesanato desde 2004. Seu trabalho na área iniciou quando participou de um curso na Fundação Bradesco para trabalhar com artesanato em semente. Após isso, criou a marca Cores da Mata.
No fim de 2004, o artesanato da empreendedora passou por uma avaliação para participar de uma feira promovida pelo Sebrae e não foi aprovada. Nisso ela viu a necessidade de buscar melhorias em seus produtos.
Encontrou no Sebrae a oportunidade de participar de um curso de beneficiamento de madeira e semente. A partir disso não parou mais de buscar progressos.
“Já participei de diversas oficinas e cursos que aprimoraram meu trabalho. Essa busca por melhorias acabou me garantindo o Prêmio de Excelência da UNESCO, em uma escola de arte em Montevidéu, Uruguai. Em 2016 ganhei o Prêmio TOP 100 – Sebrae Nacional, e sem o apoio do Sebrae no Acre eu não teria conseguido alcançar esses prêmios. Hoje sou reconhecida em todo o país pelo meu trabalho”, afirma a artesã.
Rodney, atualmente vende seus produtos na loja “Biojóias – Cores da Mata”, que se encontra no Quiosque do Bambu, na entrada do Parque do Tucumã. “Depois que eu assumi esse quiosque, fiz cursos também na área de gestão, oficinas de empreendedorismo e aprendi a administrar o meu negócio”, acrescenta.
A “Biojóias – Cores da Mata” funciona de segunda a sexta, das 15h às 20h.
Doutor da Borracha: inovação em moda direto da floresta
José Rodrigues de Araújo, mais conhecido como doutor da Borracha, é conhecido internacionalmente por seu trabalho de artesanato com látex. Nascido no seringal, como gosta de frisar, mora na zona rural de Epitaciolândia, onde possui um atelier para a produção de seus produtos. Com trabalho de base exclusivo em borracha, o Doutor produz sapatos, colares, pulseiras, chaveiros, além de trabalhar com produtos sob encomenda. Seus produtos são respeitados em todo o país e também no exterior através da sua marca de mesmo nome.
Seu trabalho começou em 2005, após ter a ideia de fazer artesanato de borracha. Em 2007 participou da primeira feira comercial em Rio Branco, onde começou a ter seus produtos conhecidos. Em 2008 que o Sebrae começou a acompanhar o trabalho do artesão.
“Em 2008 tive contato com o Sebrae e tive a oportunidade de expor meus produtos na Expoacre daquele ano. Foi quando comecei a ter apoio na parte de comercialização e orientação do Sebrae. Através desse apoio, alcancei a exportação dos meus produtos, por exemplo”, conta o Doutor.
Em crescente ascensão, os produtos do Doutor da Borracha são conhecidos internacionalmente, já tendo sido exportados para a Holanda e tendo o lançamento de uma de duas coleções em uma feira em Milão, na Itália.
“O Sebrae me ajudou a fazer sucesso. No final de 2016 ganhei o Prêmio Top 100 Sebrae. Isso significa que hoje sou considerado um dos 100 melhores artesãos do Brasil e um dos quatro artesãos do Acre”, acrescenta.
Os produtos do Doutor da Borracha podem ser encontrados na loja de artesanato Acre: Made in Amazônia, no Via Verde Shopping, e em uma loja de artesanatos no Novo Mercado Velho.
Marina Modas: inovação na área de moda popular no Acre
A empresa Marina Modas já está há aproximadamente seis anos no mercado de confecção e moda popular no Acre. Atualmente, possui 17 funcionários e trabalha há dois anos com o Sebrae.
Para o proprietário da loja, Tiago Tadeu, as orientações e capacitações oferecidas pelo Sebrae foram e continuam sendo imprescindíveis no crescimento da empresa.
“Eu e minha equipe participamos das palestras e cursos que o Sebrae oferece. Nos ajudaram bastante na organização da loja e na parte de atendimento. O atendimento prestado por meus funcionários teve uma melhora de 90% após começarmos a seguir as orientações do Sebrae”, afirma Tiago.
O empreendedor destaca que melhorar a vitrine é uma mudança relevante e que impacta positivamente os clientes. “Através de orientações do Sebrae, conseguimos fazer com que nossa vitrine ficasse mais atrativa e isso acabou atraindo mais clientes para dentro da loja, tendo um aumento considerável nas vendas”, acrescenta.
A empresa tem como foco a venda de moda popular. Em 2016, recebeu o Prêmio ALI – Agentes Locais de Inovação do Sebrae, como empresa inovadora no ramo de confecção. A loja funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, na Avenida Brasil, 579, Centro.