“Mobilidade Urbana: Soluções e Desafios”. Esse foi o tema da palestra proferida pelo prefeito Marcus Alexandre na 37ª Conferência Distrital do Rotary Internacional, nesta sexta-feira, 21, no Teatro Universitário da UFAC. Coordenada pela governadora do Rotary Amazônia, Luci Queiroz, a Conferência reuniu Rotarianos de 6 estados da região Norte e contou com a participação do representante da Presidência de Rotary Internacional, Celso Gonçalves.
Após breve relato sobre o diagnóstico econômico e social de Rio Branco no início de sua gestão, Marcus Alexandre apresentou instrumentos de planejamento utilizados em sua administração e detalhou ações executadas com o objetivo de melhorar a mobilidade na capital. Ao expor os indicativos, o prefeito destacou o crescimento populacional e o aumento na frota de veículos. No ano de 2002, Rio Branco contava com 141 bairros e uma população de 253.059 habitantes. Em 2005 já havia na cidade 150 bairros que abrigavam 305 mil habitantes. Nas ruas circulavam 55 mil veículos. Atualmente os dados indicam 227 bairros, 370 mil habitantes e 155 mil veículos. O grande desafio para garantir mobilidade urbana é ampliar a garantir a manutenção da malha viária.
A primeira medida foi investir na ampliação
Além de duplicar e ampliar vias estruturantes e corredores de ônibus, a Prefeitura intensificou o investimento em pavimentação. Hoje, oitenta por cento das ruas de Rio Branco são pavimentadas. “Este ano, quando o município enfrenta o inverno mais rigoroso dos últimos 46 anos, é grande o esforço de manter as vias públicas em boas condições. Nos primeiros quatro meses de 2017, o investimento na manutenção viária foi de oito mil toneladas de asfalto. “A manutenção é o grande desafio, por isso mesmo com dificuldade intensificamos o trabalho com equipes dia e noite nas ruas fazendo a manutenção viária da cidade”, ressaltou Marcus Alexandre.
A construção de pontes, galerias, vias para interligação dos bairros, o Programa de Construção de Calçadas, o fortalecimento da Superintendência de Transporte e Trânsito, e do Serviço de Atendimento aos Usuários Portadores de Deficiência (SAUD) completam o conjunto de ações desenvolvidas na gestão de Marcus Alexandre com o objetivo de garantir acessibilidade e melhorar a mobilidade urbana em Rio Branco. Durante a palestra Marcus Alexandre lembrou ainda os investimentos que possibilitaram universalizar o acesso ao Ensino Fundamental e elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 4.1 para 5.8, destacando ainda que o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) subiu de 0,591 para 0,797.