O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira, 30 de outubro, lideranças do setor de mineração e investidores internacionais no Palácio Itamaraty, em Brasília. O objetivo do encontro foi apresentar o panorama do setor de mineração no Brasil e debater oportunidades relacionadas às terras raras e minerais estratégicos.
Participaram da reunião representantes do governo, incluindo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o de Relações Exteriores, Mauro Vieira; o da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; e o da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira.
Do lado empresarial, estiveram presentes líderes de grandes instituições financeiras e do setor de mineração, como os presidentes do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros; do BNDES, Aloizio Mercadante; da ABDI, Ricardo Capelli; e da Vale S.A., Gustavo Pimenta, além de diversos investidores internacionais.
O Brasil possui a segunda maior reserva de terras raras do mundo, correspondendo a cerca de 25% do total global. Esses minerais são essenciais para a fabricação de produtos de alta tecnologia, incluindo smartphones, televisores, LEDs, câmeras digitais, e também para a indústria de defesa, como aviões de caça, submarinos e equipamentos com telêmetro a laser. Apesar de utilizados em pequenas quantidades, os elementos do grupo das terras raras são insubstituíveis e têm elevado valor estratégico e comercial.
O encontro reforça o interesse do governo federal em desenvolver políticas de atração de investimentos e fortalecer a presença brasileira no mercado internacional de minerais críticos. Em 16 de outubro, o Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM) foi oficialmente inaugurado, criando um grupo interministerial voltado para assessoramento do presidente na formulação de políticas para minerais críticos e estratégicos.
Entre os investidores presentes estavam nomes como Adam Matthews, Arild Skedsmo, Darryn Quayle, Christopher Rowe, Conor Kehoe, Ruben Fernandes, Fredrik Nyström, Jaakko Kooroshy, Luciano Coutinho, João Lopes, Peter Kindt, Rory Sullivan, Samuel Mary, Sébastian Akbik e Stephen Barrie.
O governo federal vê o desenvolvimento da exploração de terras raras como um passo importante para consolidar o Brasil como um player global em minerais estratégicos, atraindo investimentos e garantindo maior participação em cadeias produtivas de alta tecnologia.



?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>