Rio Branco
22°C
quinta-feira, 16 de julho de 2026
03:23

Leo de Brito lança cartilha com instruções sobre fiscalização

Leo de Brito lança cartilha com instruções sobre fiscalização

O deputado federal Leo de Brito lançou na manhã desta segunda-feira, 19, edições atualizadas da Cartilha de Fiscalização Financeira e Controle, produzidas pela Câmara Federal. O evento foi realizado na Filmoteca Acreana e contou com a participação de vereadores de Rio Branco, representantes da Controladoria Geral do Estado, de lideranças comunitárias e da sociedade civil.

A cartilha apresenta informações gerais e instruções sobre o uso correto dos recursos públicos, bem com a transparência e fiscalização.

Para Leo de Brito é de fundamental importância que a sociedade tenha acesso livre a essa cartilha e saiba como funciona a gestão dos recursos públicos.

“Trata-se de uma cartilha que todo e qualquer cidadão tem acesso e a partir daí pode entender melhor como funciona a gestão de tudo que é público. Precisamos garantir a participação efetiva do cidadão naquilo que é nosso. Temos um papel fundamental na fiscalização de cada centavo que é aplicado pelos gestores públicos”, disse.

A cartilha foi desenvolvida durante a presidência do parlamentar na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC). O parlamentar lembrou que a prefeitura de Rio Branco foi eleita como a mais transparente do Brasil, pela Comissão. “Quando a gente vê o trabalho dos órgãos fiscalizadores, a gente vê o quanto é importante fortalece-los sempre mais”, complementou o deputado.

Mais de 1500 exemplares foram distribuídos para todos os vereadores dos municípios do Acre, bem como escolas da rede pública de ensino. Além disso, a cartilha pode ser encontrada no portal da Câmara dos Deputados.