O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Acre (Incra/AC) realiza nesta semana um Oficina de Planejamento Estratégico das Ações de Desenvolvimento para 2017. O evento acontece de 4 a 6 de abril, na Pousada da Floresta, município de Plácido de Castro e conta com a participação de cerca de 60 servidores do Instituto.
De acordo com o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento, Hildebrando Veras de Menezes Sobrinho, a Oficina de Planejamento da Divisão de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos tem por objetivo apresentar uma metodologia interdisciplinar de trabalho que otimize o cumprimento de metas estabelecidas pelo governo federal para a titulação de lotes em assentamentos, além de fortalecer a parceria entre o órgão e entidades públicas e privadas para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária e para a ampliação do acesso dos assentados a políticas públicas.
O evento contou com a participação de Tânia Mara Soccio Bezerra, da Divisão de Estruturação de Assentamentos do Incra nacional (DDI-II) e de José Vasconcelos da Divisão de Consolidação de Assentamentos (DDA-II), além do superintendente do Incra/AC, Eduardo Ambros Ribeiro, de chefes das divisões da autarquia no estado e dos servidores da capital e do interior.
De acordo com Eduardo Ribeiro, o título definitivo da terra significa segurança para o agricultor assentado. “O maior sonho de quem busca a terra é ser dono da sua área”, afirmou, acrescentando que o Incra está trabalhando para atingir a meta estabelecida de titulação para o estado do Acre, que é de 2,5 mil títulos em 2017.
Hildebrando Veras destacou a importância da oficina para o planejamento de ações integradas do Incra na otimização de recursos e de tempo, com isso dando maior celeridade no processo de titulação das áreas de assentamento.
Entrega de títulos no interior
No dia 9 de fevereiro o Incra deu início ao plano de ação estabelecido para o ano de 2017 para a entrega de títulos definitivos em projetos de assentamento da reforma agrária. A primeira etapa, que começou pelo Projeto de Assentamento Alcobras. Na ocasião, mais de 60 famílias foram beneficiadas com os títulos definitivos de suas terras.
Dando continuidade ao plano de ação de titulação dos projetos de assentamentos no Acre, a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), entregou no dia 24 de março, 61 títulos definitivos para assentados do município de Brasiléia. O evento aconteceu no Centro Cultural do município e contou com a presença de agricultores dos Projetos de Assentamento (PA) Três Meninas, Pão de Açúcar e Princesa e do Projeto de Assentamento Dirigido (PAD) Quixadá.