Rio Branco
19°C
sábado, 4 de julho de 2026
02:02

Ieptec leva tecnologia, criatividade e inovação aos visitantes da Expoacre Juruá


O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) participa, de 30 de junho a 5 de julho, da Expoacre Juruá, em Cruzeiro do Sul, com muitas novidades apresentadas pelos alunos do Ceflora, centro do Ieptec no Juruá. As atrações envolvem cursos técnicos nos segmentos da saúde, informática, comércio exterior e construção civil, e qualificações profissionais do programa Mulheres Mil.

Nas três primeiras noites de feira, os visitantes do espaço do Ieptec conheceram algumas ações do governo do Acre na educação técnica e profissional do Juruá, com os cursistas de Análises Clínicas, Nutrição e Dietética, Redes de Computadores e Farmácia, que apresentaram diversos atrativos.

Dezenas de atendimentos básicos de saúde foram realizados pelos estudantes durante a primeira noite de feira. Foto: cedida

Os procedimentos realizados pelos futuros técnicos em Análises Clínicas e de Nutrição e Dietética foram verificação de glicemia capilar, tipagem sanguínea, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e orientações nutricionais.

Luciana Dantas é profissional da área da saúde e visitou o espaço do Ieptec: “Eles estão oferecendo um serviço maravilhoso, com a realização de exames físicos, avaliação nutricional e dietética, cálculos do IMC, nutricional e da quantidade de líquido que temos que ingerir por dia. Achei super legal”.

Na segunda noite de feira, os alunos do curso técnico em Redes de Computadores assumiram o espaço levando inovação, criatividade e tecnologia aos visitantes. A partir do conhecimento adquirido durante a formação e utilizando impressora 3D, os discentes demonstraram as etapas de produção de pequenos objetos, como chaveiro.

Em 2026, o governo do Acre adquiriu 31 impressoras 3D, kits de caneta 3D e óculos de realidade virtual, equipando todos os centros do Ieptec. Foto: cedida

O aluno João Pedro Souza é aluno de técnico em Redes de Computadores. Com desenvoltura, o estudante explicou aos visitantes sobre as funcionalidades da impressora 3D: “A diferença da impressora 3D para a impressora 3D Manual é que, para a gente fazer o objeto, na 3D usamos o computador para colocar os dados do objetivo e depois enviar para a impressora; já na impressora manual podemos fazer o objeto de forma livre com a caneta 3D”.

João demonstrou aos visitantes as aplicações da caneta 3D. Foto: cedida

Segundo o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, “este ano, o governo do Acre fez esse importante investimento no crescimento e fortalecimento da educação técnica e profissional que é ofertada por meio dos centros do Ieptec, que agora estão recebendo essas impressoras 3D para uso exclusivo dos estudantes nas aulas práticas”.

Na quinta-feira, os alunos do curso técnico em Farmácia apresentaram ao público um repelente natural de citronela e um creme calmante de andiroba, babosa e lavanda. Os produtos foram desenvolvidos pelos próprios estudantes, em laboratório projetado especialmente para as aulas práticas do Ceflora.

Quem visitou o estande do Ieptec recebeu amostra do repelente natural produzido pelos alunos de Farmácia. Foto: cedida

Nesta sexta-feira, 3, os visitantes poderão conferir o trabalho realizado pelos cursistas de Técnico em Enfermagem e Gerência em Saúde, com abordagens sobre estomaterapia (especialidade voltada aos cuidados com feridas agudas e crônicas de pele) e saúde mental.

No sábado, a turma de Comércio Exterior vai levar os visitantes a uma viagem pela Rodovia Interoceânica utilizando óculos de realidade virtual, partindo de Rio Branco, com destino ao Peru; e os alunos de Desenho da Construção Civil explanarão o tema Arquitetura Vernacular Amazônica, com exposição de maquete projetada por eles, com materiais sustentáveis.

Atualmente, o Ieptec, por meio do Ceflora, oferta 17 cursos técnicos e 18 qualificações profissionais, atendendo toda a região do Juruá. Foto: cedida

No domingo, o Ieptec encerrará a participação da autarquia na Expoacre Juruá com atividades diversas desenvolvidas por alunas do Programa Mulheres Mil.

The post Ieptec leva tecnologia, criatividade e inovação aos visitantes da Expoacre Juruá appeared first on Noticias do Acre.



Source link