O deputado Heitor Júnior (PDT) destacou na sessão desta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o trabalho realizado pela Associação dos Portadores de Hepatites do Acre (Aphac). Ele comentou a ação desenvolvida pela Associação na última segunda-feira, na sede do Poder Legislativo acreano.
“Foram 135 testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV. A Associação promove essas ações em todo o Estado.
Quanto mais fazemos diagnósticos, mais temos casos positivados. Isso é um alerta às nossas autoridades de saúde quanto a quantidade de portadores de hepatites que não sabem que têm a doença. São mais de 40 mil no Acre.
Com apoio da Associação, temos 17 mil pessoas fazendo o tratamento. A hepatite é a doença que mais mata os acreanos”, disse o parlamentar.
Heitor Júnior afirmou que o trabalho da Aphac não consiste apenas em cuidar dos pacientes na parte fisiológica, mas também é observado o psicológico das pessoas diagnosticadas com a enfermidade. “Fazemos isso com muito zelo, com muita responsabilidade. Temos um psicólogo trabalhando na sede. Também fazemos o encaminhamento para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), além de garantirmos todo o acompanhamento do portador até que ele fique curado. Esse é um grande projeto político que ajuda a salvar vidas”, afirma.
Ao finalizar sua fala, o pedetista disse que apresentou um projeto de lei que revoga os feriados do Dia do Católico e do Dia do Evangélico. As datas permanecem no calendário de datas comemorativas, mas sem o status de feriado.
“Estive conversando com várias pessoas da sociedade e entramos hoje com dois projetos de lei que revogam os feriados do Dia do Católico e do Evangélico. Estamos num Estado laico e em respeito às demais religiões e observando os prejuízos financeiros entramos com esses projetos”, afirma.