O governo federal anunciou nesta quinta-feira (6) a isenção de impostos federais sobre itens da cesta básica como parte de um pacote de medidas para reduzir o preço dos alimentos. Além disso, a alíquota de importação será cortada para produtos como carne, café, açúcar, milho e azeite de oliva.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e ministros do governo. A medida ocorre em meio à alta dos preços de alimentos e bebidas, que foram os principais responsáveis pelo avanço da inflação em dezembro.
A decisão foi discutida em uma reunião ministerial na manhã desta quinta-feira. Participaram do encontro os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação), Rui Costa (Casa Civil) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), além do presidente da Conab, Edegar Pretto, e do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan.
Inflação dos alimentos preocupa governo
Os preços dos alimentos tiveram alta de 7,69% em 2024, enquanto a inflação geral foi de 4,83%, segundo o IBGE. A carne subiu 20,84%, no maior aumento desde 2019. O impacto é maior sobre as famílias de baixa renda.
O aumento do ICMS sobre combustíveis, o reajuste do diesel e o excesso de chuvas nas regiões produtoras contribuíram para a alta dos preços. Além disso, a valorização do dólar e a alta das commodities também influenciam o custo dos alimentos.
Desde o início do ano, o governo discute formas de conter essa alta. Em fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu que os consumidores evitassem comprar produtos caros como forma de pressionar os preços para baixo.
“Se você vai no supermercado e desconfia que tal produto está caro, você não compra. Se todo mundo tiver essa consciência e não comprar aquilo que acha que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar o preço para vender, senão vai estragar”, afirmou.
Apesar das dificuldades, Lula afirmou que o governo seguirá atuando para tornar os alimentos mais acessíveis. “Obviamente não conseguimos controlar do dia para a noite, mas podem ter certeza de que vamos trazer os preços para baixo”, disse.



?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>