Rio Branco
29°C
domingo, 5 de julho de 2026
11:18

Governo viabiliza atendimento fora do AC para jovens que apresentaram reações após vacina contra HPV

Duas das adolescentes que apresentaram reações adversas após, supostamente, receberem doses da vacina contra o HPV embarcaram neste sábado, 2, para São Paulo, onde iniciarão as avaliações de saúde.

A viagem, que será acompanhada até o hospital por um profissional médico do Acre, foi viabilizada por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Tratamento Fora de Domicilio (TFD). Ao todo serão encaminhadas 12 adolescentes para centros de referências.

Elas ficarão em média de 7 a 15 dias internadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O Estado disponibilizou ajuda de custo e também articulou a hospedagem em uma casa de apoio para as acompanhantes.

O Departamento de Vigilância em Saúde foi peça fundamental para transformar o termo de cooperação em portaria, garantindo o repasse do recurso para o tratamento das adolescentes.

“A portaria foi de suma importância, para agilizar o encaminhamento das adolescentes a um centro de referência de pesquisa na busca de um diagnóstico preciso. Sinto-me feliz em poder dar uma resposta positiva a essas famílias”, explica Glória Nascimento, chefe de Departamento de Vigilância em Saúde. (Com informações Agência Acre)