Governador Tião Viana entrega moderno setor de fisioterapia do Into

Um espaço de atenção, recuperação e acolhimento. Esta é a missão do setor de fisioterapia e reabilitação do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), inaugurado na manhã desta sexta-feira, 7, pelo governador Tião Viana.

Consolidando o Into como a primeira unidade de referência da Região Norte especializada em tratamento de lesões ortopédicas, o espaço da fisioterapia atenderá o serviço de oficina ortopédica e de reabilitação neurológica e física com novos e modernos equipamentos, além de espaços amplos e confortáveis, tudo para garantir o melhor a essa população.

“Foram R$ 35 milhões investidos em toda essa infraestrutura. Já temos o Diagnóstico por Imagem, que, em média, em outros estados demora até um ano pra fazer uma ressonância, e aqui em sete dias no máximo se faz. Agora, temos a unidade de fisioterapia com reabilitação, piscina para neuro-hidroterapia, com os ortopedistas, fisioterapeutas e educadores”, destaca o governador.

Com a inauguração, os atendimentos de reabilitação e fisioterapia, que atualmente são realizados na Fundação do Bem-Estar Social (Funbesa), passarão ao Into, assim como os trabalhos de confecção de próteses e órteses da oficina ortopédica.

int2

Uma rede de atenção

A entrega faz parte ainda do pacote de ações na área da saúde durante o governo de Tião Viana que apostam numa mudança histórica no sistema de atendimentos, principalmente da área de reabilitação, já que a mesma região do Into concentra também o recém-inaugurado Centro Especializado em Reabilitação Frei Paolino Baldassari (CER III) e o Lago do Amor, que possui projetos para, no futuro, também ser usado em atividades de fisioterapia.

Para os próximos dias, ainda foi anunciada a entrega de uma nova ala de UTI no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), além de mais 33 leitos também na unidade. Doze obras completam o quadro de entregas até o fim do ano, entre elas mais duas escolas e a maior delegacia do Acre, na Cidade do Povo.

“Entregamos hoje a parte de fisioterapia do Into com toda a modernidade que requer esse tipo de tratamento, com toda a dignidade e respeito que a população do Acre merece. Já fazemos os procedimentos cirúrgicos, mas sempre fica alguma sequela para o paciente que é preciso de reabilitação. Só em equipamentos o Into recebeu um investimento total de R$ 18 milhões”, afirmou o secretário de Saúde, Rui Arruda.