Governador agiu como estadista

O governador Gladson Cameli acertou, sim, ao decidir adotar medidas mais severas para conter o avanço da Covid-19 no Estado no primeiro trimestre do ano. O Sistema de Saúde do Acre está à beira de um colapso. Cerca de 98% dos leitos de UTI destinados para atender pacientes com o coronavírus estão ocupados. Registra-se diariamente de 450 a 500 pessoas infectadas com vírus. Temos óbitos diários também. O que mais deveria fazer? Fechar os olhos e fingir que nada está acontecendo para não desagradar parte da população ou a classe empresarial? Agiu como estadista! Colocou o bem da coletividade acima de qualquer argumento. E não está errado, afinal, não existe preço quando se trata de vida. Cameli age de fato como governador e até aqui tem conduzido bem as ações para combater a pandemia.

Só nos cinco primeiros dias de abril o Estado registrou 1.673 casos e 36 mortes pela doença. Ontem, 173 casos e sete mortes pela doença foram confirmados. O dia mais crítico foi na sexta-feira, 2, ocasião em que foram registrados 863 casos de infecção foram confirmados. Diante de números tão preocupantes o que se espera do governador Gladson Cameli é exatamente o que tem feito.

E mais, não se pode esquecer também que trata-se de um trabalho em conjunto. Governo e sociedade. Então, que façamos a nossa parte sem demagogia. Se usar máscaras e álcool gel não está sendo o suficiente, adotemos o distanciamento social mais rígido. Manter-se vivo no momento é a grande prioridade.


FORA DO PSDB

Nos bastidores da política acreana é dada como certa a saída da deputada federal Mara Rocha do PSDB. Seu destino será o PL, onde já se encontra filiado o seu irmão, o vice-governador Major Rocha.

ASSUNTOS LEGISLATIVOS

O ex-deputado estadual Helder Paiva foi designado para ocupar a função de assessor para assuntos legislativos do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom. Servidor público municipal, Paiva terá a missão de ouvir as reivindicações dos vereadores e repassá-las ao prefeito na tentativa buscar eventuais soluções.

BOA ESCOLHA

Paiva é uma boa escolha. Já foi deputado estadual por seis mandatos. Jamais se opôs a governos, sempre transitou na base governista, da direita à esquerda. Foi assim nos governos Orleir Cameli, Jorge Viana, Binho Marques e nos primeiros quatro anos de Tião Viana.

O ESCOLHIDO

Público e notório que se dependesse do governador Gladson Cameli (Progressista) o secretário de Saúde do Estado, Alysson Bestene seria o seu vice na próxima eleição. Porém, o pesa nessa decisão é o fato de ambos serem filiados no mesmo partido. Não seria do agrado de seus aliados.

PULSO FIRME

A decisão acerca do vice deve ser analisada com muito cuidado para não repetir o erro de escolher de novo um adversário político. Nesse ponto Cameli tem que lutar por um nome de sua escolha e não recuar. Não existe essa de ser proibido porque são do mesmo partido. Tião Viana e Nazaré Araújo também não eram? Gladson tem que ter pulso firme.

NEY NO PODEMOS

Nos bastidores não se fala em outra coisa a não ser a possível filiação do ex-deputado estadual Ney Amorim ao PODEMOS, onde assumirá a presidência do partido. Há quem duvide que isso possa acontecer. Primeiro porque o nome do ex-petista encontra resistência dentro da legenda; Segundo, já recebeu convites de outros partidos e que possuem melhores condições de lhe ajudar na próxima eleição.

DECISÃO DIFÍCIL

Com pretensões a um cargo federal, Ney Amorim tem que pensar bem. Uma escolha errada poderá lhe custar o mandato de deputado federal em 2022.

NO PDT

Ney também recebeu o convite para se filiar no PDT. Talvez o partido seja carta fora do baralho por Amorim não ter a chance de assumir a presidência da legenda.

TODOS DE OLHO

Por falar nas eleições em 2022, todos os olhares estão atentos aos possíveis candidatos do Partido dos Trabalhadores no Acre. Muitos apostando fichas no retorno do ex-deputado Raimundo Angelim. O petista fez um bom mandato enquanto prefeito e deputado federal. São retorno a um mandato é bem visto pelos acreanos.

CÂMARA FEDERAL

Por falar na eleição de 2022, no que diz respeito a disputa a Câmara Federal, dois nomes são suscitados: o do deputado estadual Roberto Duarte e do prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, ambos do MDB. Caso se confirme a participação de dois no cenário federal, o partido montará uma chapa de peso, pois ainda estão na jogada Jéssica Sales e Flaviano Melo, caso não concorra ao Senado.

CAMINHO ABERTO

A possível participação de Roberto Duarte a Câmara Federal em 2022 deixa o caminho o aberto para o vereador Emerson Jarude (MDB) concorrer a uma das vagas na Assembleia Legislativa. O emedebista tem feito um excelente mandato no parlamento municipal. Certamente não faria diferente na Aleac. Seria bom vê-lo na Assembleia.

NOME DE PESO

Outro nome que peso já entrou no debate foi o da prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem (PT). A petista fez uma boa gestão no primeiro mandato. Tem tudo para continuar esse excelente trabalho agora no segundo mandato. Conhece a realidade e da dificuldade de gerir uma prefeitura, portanto, tê-la em Brasília seria positivo para os prefeitos acreanos.

TUDO TRANQUILO

A possível participação de Fernanda Hassem na disputa a uma das vagas na Câmara Federal em nada atrapalha a reeleição de Léo de Brito, caso decida concorrer novamente. Eleitorados diferentes.

MAIOR APOIADOR DO GOVERNO

O deputado federal Alan Rick (DEM) tem feito um bom mandato, isso é fato. É atuante e comprometido com as demandas do Estado e da população. Só na área de Segurança Pública á destinou mais de R$ 14,5 milhões em emendas para a aquisição de equipamentos, viaturas, coletes, fortalecimento de programas de Segurança, estruturação de delegacias da Polícia Civil, equipamentos para o grupamento Giro da Polícia Militar.

AÇÕES DO MANDATO

Através do mandato de Alan foram adquiridos ainda equipamentos para o Corpo de Bombeiros, a reestruturação da DENARC – Delegacia de repressão ao Narcotráfico, implantação da Casa de Justiça e Cidadania, na Cidade do Povo e apoio a projetos de alcance social do Tribunal de Justiça do Acre, como o Projeto Cidadão e o Projeto Salvando Vidas, a reestruturação da DENARC – Delegacia de repressão ao Narcotráfico, implantação da Casa de Justiça e Cidadania, na Cidade do Povo e apoio a projetos de alcance social do Tribunal de Justiça do Acre, como o Projeto Cidadão e o Projeto Salvando Vidas.

AÇÕES DO MANDATO II

Também destinou recursos para a instalação e ampliação do Cerco Eletrônico – sistema de videomonitoramento que já tem ajudado as polícias Civil e Militar a prender bandidos e solucionar crimes na capital e interior. Após a implantação do Cerco Eletrônico, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre verificou um aumento de 50% na recuperação de veículos e motocicletas furtadas na capital. Crimes contra a vida e o patrimônio também tem sido solucionado e evitado graças ao Cerco Eletrônico. Qualificado para ser senador, Alan Rick é.

NOMES SUSCITADOS

Até o momento já foram cogitados a participar da disputa ao Senado em 2020, além do deputado federal Alan Rick, Mailza Gomes (PP), Jéssica Sales (MDB), Márcia Bittar (sem partido), Flaviano Melo (MDB) e Jorge Viana (PT).

ZONA AZUL CANCELADA

Devido ao encerramento do contrato com a Serttel, empresa que tinha desde 2014 a concessão do estacionamento rotativo em Rio Branco, a cobrança da Zona Azul será cancelada temporariamente até que se estabeleça uma nova parceria para assumir o serviço.

NADA DE REAJUSTE

No atual contrato existia uma cláusula que poderia ser renovado por mais sete anos, mas segundo o superintendente, a empresa solicitou um reajuste na taxa cobrada aos usuários e diante disso a prefeitura não renovou.

CAMPANHA EDUCATIVA

Enquanto a nova empresa não começa os trabalhos, fiscais da RBtrans vão está na rua para conscientizar os motoristas e motociclistas. Com o fim do contrato, 14 funcionários da Serttel vão ficar sem empregos. De acordo com Máximo, todos os direitos dos colaboradores serão honrados pela empresa.