Rio Branco
27°C
segunda-feira, 3 de agosto de 2026
19:17

Gilmar Mendes anuncia fim do casamento de 18 anos com Guiomar: “Relação de amizade e respeito”

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e a advogada Guiomar Feitosa anunciaram a separação após 18 anos de casamento. Em comunicado conjunto, o ex-casal afirmou que a decisão encerra apenas a relação conjugal, mantendo intacta a amizade de longa data.

Guiomar afirmou que o vínculo de quase 50 anos entre os dois permanece inalterado. “Cansamos de ser casados, mas não cansamos, e jamais cansaremos, de ser amigos”, disse ela. Gilmar acrescentou: “Nada muda em uma relação de muita amizade e respeito”.

Apesar do anúncio, o casal viajou recentemente pela Europa. Eles se conheceram ainda jovens durante a graduação em Direito na Universidade de Brasília (UnB) e, depois de trajetórias pessoais distintas, oficializaram a união em 2007.

Guiomar construiu carreira no Judiciário, tendo sido assessora do ministro Marco Aurélio Mello e atuado como secretária-geral do Tribunal. Gilmar Mendes foi indicado ao STF pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso e já atuou como Advogado-Geral da União.

A separação ganhou repercussão pela longevidade da relação. Guiomar é mãe de cinco filhos e avó de quatro netos; Gilmar tem dois filhos e também é avô de quatro. Ambos ressaltaram que o respeito e a convivência harmoniosa permanecerão após o término do casamento.