A secretária de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), Fernanda Santana, participou, nesta quinta-feira, 14, do Seminário de Gestão Fiscal 2025, que reuniu secretários e técnicos das Secretarias de Finanças dos 22 municípios acreanos.
O encontro teve como foco qualificar gestores municipais para enfrentar os desafios impostos pela reforma tributária, ampliar a arrecadação própria e criar um ambiente de negócios mais favorável para micro e pequenas empresas.
“Os secretários municipais são fomentadores da política fiscal dos municípios do estado”, ressaltou Fernanda, ao destacar a importância do papel estratégico desses profissionais na sustentabilidade das finanças públicas.
Promovido pelo Sebrae-AC e pela Prefeitura de Rio Branco, o evento contou com o apoio do TCE-AC e da Associação dos Municípios do Acre (Amac). A programação incluiu palestras e debates sobre governança empreendedora, políticas públicas e estratégias de desenvolvimento econômico, reforçando a necessidade de uma atuação integrada entre o poder público, o setor privado e a sociedade civil.
Para Fernanda Santana, a participação da Corte de Contas cumpre uma função essencialmente pedagógica.
“Não estamos aqui para aplicar multas, elas são consequência de irregularidades encontradas. Nosso objetivo principal é contribuir para a melhoria da gestão pública”, afirmou.
A presença do TCE-AC no seminário reafirma o compromisso da instituição em orientar e capacitar gestores como forma de prevenir falhas, promover boas práticas e fortalecer a gestão fiscal em todo o estado.
Texto e fotos: Yuri Marcel



?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>