Connect with us

Boca do Acre

Frio bate recorde de temperatura em 2024, em Boca do Acre

Published

on


Na madrugada de quarta-feira (15), Boca do Acre registrou um recorde de temperatura mínima para o ano de 2024, marcando 16,8°C. O fenômeno, que pegou muitos moradores de surpresa, contrastou com as expectativas dos meteorologistas, que previam uma friagem fraca para a região.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura máxima observada não ultrapassou os 24°C, distanciando-se das previsões que apontavam para uma friagem menos intensa.

A friagem, fenômeno caracterizado pela queda abrupta da temperatura, é comumente associada às regiões sul e sudeste da Amazônia durante os meses de estiagem. Os motivos para a ocorrência da friagem nessa região incluem a influência de massas de ar polar que avançam pelo continente, o relevo local que favorece a penetração dessas massas de ar e a proximidade com a região dos Andes, que intensifica o efeito de resfriamento. Esses fatores combinados contribuem para a queda rápida e acentuada das temperaturas, surpreendendo os habitantes locais e desafiando as previsões dos especialistas.

Aumento da temperatura
Por outro lado, a previsão do tempo aponta para uma gradual elevação das temperaturas a partir de amanhã, sexta-feira (17). No entanto, diferentemente do calor sufocante experimentado no início do ano, espera-se um clima mais ameno, em parte devido à incursão do fenômeno La Niña. Este fenômeno climático, caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico equatorial, exerce influência sobre os padrões climáticos globais, podendo atenuar o calor excessivo e favorecer um ambiente mais equilibrado.

Continue Reading