Friale anuncia queda nas temperaturas e possibilidade de temporais

O pesquisador Davi Friale anunciou a chegada de uma nova onda polar ao Acre nesta semana que se inicia. A previsão do meteorologista é para todo o estado do Acre e regiões circunvizinhas, incluindo Boca do Acre, que pode ser atingida por ventos que podem ultrapassar os 40 km/h.

A publicação de Davi Friale concorda com a previsão anunciada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que também anuncia para hoje a chegada da onda polar, com alta probabilidade de temporais.

A onda polar, segundo Friale e o INMET será fraca no que se refere ao frio, mas intensa no tocante às chuvas, que podem passar de 100 mm em apenas dias, ou seja, a previsão de um mês inteiro pode se dar em menos de uma semana de precipitações.

Mas antes da chegada da nova onda de frio, “a incursão de ar polar fraco, a umidade diminui a partir desta quinta-feira, até o próximo domingo, com calor, sol e nuvens predominando no Acre. As chuvas, nestes dias, se ocorrerem, serão passageiras e pontuais, porém, em alguns momentos, poderão ser fortes”.

Segundo o INMET, em apenas 20 dias, Boca do Acre já teve a precipitação de 109 milímetros, pouco menos do que choveu o mês de outubro inteiro, quando o acumulado foi de 132 milímetros.

Com a incursão da onda de frio polar, o mês de novembro pode ter chuvas acima da média, ultrapassando os 200 milímetros.