Rio Branco
20°C
domingo, 5 de julho de 2026
00:13

Friagem deve provocar queda de temperatura em Boca do Acre no próximo fim de semana

Boca do Acre está entre os municípios do Amazonas que devem sentir com mais intensidade os efeitos da primeira onda de frio polar de 2026. A previsão indica a chegada de friagem no próximo fim de semana, com temperaturas mínimas variando entre 15ºC e 18ºC nas primeiras horas da manhã.

As informações foram divulgadas pelo meteorologista Davi Friale, em publicação no site O Tempo Aqui. Segundo a previsão, até a próxima sexta-feira (8), o município ainda deverá registrar temperaturas elevadas e chuvas passageiras e pontuais.

No sábado (9), a chegada da massa de ar frio poderá provocar temporais em Boca do Acre e em outras áreas da região sul do Amazonas. Há possibilidade de chuva forte, raios, ventanias e até queda de granizo, devido ao choque entre o ar polar e a massa de ar quente e úmido predominante na Amazônia.

Já no domingo (10), a queda mais intensa da temperatura deverá caracterizar a típica friagem da Amazônia Ocidental. Além de Boca do Acre, municípios como Pauini, Itamarati, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna e Benjamin Constant também deverão ser atingidos pelos efeitos da onda polar.

No Acre, as menores temperaturas devem ocorrer nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, com mínimas variando entre 14ºC e 17ºC. A sensação térmica pode ser ainda menor por causa dos ventos.

De acordo com Davi Friale, Rondônia e áreas do centro, sul e oeste de Mato Grosso também serão alcançados pela frente fria, embora com intensidade menor.

O meteorologista ressalta, no entanto, que ainda podem ocorrer alterações no comportamento da atmosfera nos próximos dias, o que pode aumentar ou reduzir a intensidade da friagem prevista para a região.