FFAC indica a Assermurb para o Brasileiro Feminino A2, mas Rio Branco questiona

MANOEL FAÇANHA

A indicação da equipe da Assermurb, por parte da Federação de Futebol do Acre, para representar o futebol acreano na disputa do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino A-2/2021, criou uma celeuma no meio futebolístico local, isso pelo fato do presidente do Rio Branco FC, empresário Valdemar Neto, questionar, em entrevista ao blog do Chico Pontes, a decisão da entidade futebolística acreana qual resolveu apontar o time sindical como o representante estadual no torneio nacional.

Valdemar Neto deixou claro durante a entrevista que não reconhece a Assermurb como clube filiado/profissional e com direito a vaga assegurada para uma competição nacional. O dirigente afirmou ainda que o Rio Branco paga há mais de 30 anos todas as taxas obrigatórias na Confederação Brasileira de Futebol, obrigações essas que o clube sindical não tem, apesar do respeito pela instituição coirmã e também por seus dirigentes. O cartola estrelado também alegou que a Assermurb não está inserida no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e vai buscar apoio na sua assessoria jurídica para tentar a vaga na competição nacional.

Procurado pela reportagem do ge, o presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Antônio Aquino Lopes, preferiu não gravar entrevista e evitar polêmicas, mas explicou que a Assermurb é filiada a entidade e o fato dela não contar com time de futebol masculino profissional, não tira o direito do clube de ser filiado à FFAC.

No mês passado, o presidente do Atlético Acreano, Elison Azevedo, durante entrevista para o programa “Lance Esportivo”, da Rádio Difusora Acreana, comentou que o Galo Carijó, último campeão do certame feminino, também tinha interesse de participar da competição, mas que teria uma conversa com a Federação de Futebol do Acre (FFAC) na busca de requerer a vaga para a competição nacional.

O Campeonato Acreano de Futebol Feminino-2020 estava agendado iniciar no dia 6 de março deste ano, mas as restrições impostas por decreto governamental por conta da pandemia do novo coronavírus no estado trouxe dificuldades para a sua realização – lembrando que a competição seria seletiva para a indicação do representante local no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino A-2/2021. Com isso, houve a indicação da FFAC para que a Assermurb represente o futebol local.

Ranking

No ranking do futebol feminino-2020, o Atlético-AC caiu uma posição e está em 31° com 2.936 pontos. Já a Assermurb, que era a 70ª colocada com 200 pontos, no ranking atual não está relacionada.

Assermurb e Atlético Acreano fizeram a final do Campeonato Feminino/2019. Foto/Manoel Façanha.
Assermurb e Atlético Acreano fizeram a final do Campeonato Feminino/2019. Foto/Manoel Façanha.