Morador na colocação Centro dos Caboclos II, seringal Etelve, reserva Chico Mendes, Edmar Paulino, conhecido como Dimas, reside na propriedade há mais de 22 anos, com sua família. A colocação tem uma diversidade de espécies plantadas em Sistema Agroflorestais (Safs), que variam entre frutíferas e florestais. São diversas espécies encontradas na propriedade, que usa uma área de reflorestamento de 8 hectares, das 100h existentes para a produção de milho, arroz, feijão e mandioca. A família produz em roçado sustentável, num sistema de alternância da área, um ano produz e no outro descansa, para que o solo se recupere através do plantio de leguminosas.
Na quinta-feira, 02, o governador, Tião Viana, acompanhado da prefeita, Fernanda Hassem, do deputado Federal Léo de Brito, deputada estadual, Leila Galvão e o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (SEAPROF), Thaumaturgo Neto, estiveram visitando a propriedade, onde foram recepcionados com um café regional e ouviram os moradores, que fizeram algumas reivindicações como: melhoria do ramal, energia elétrica e a implantação de uma escola de ensino médio no km 68.
Edmar Paulino mais conhecido como Dimas, disse que não dava para criar boi dentro da Resex, por isso mudou a cultura de produção.
“Nossa família, está tocando a vida aqui na Resex Chico Mendes, eu vivo do extrativismo, SAFs, produção de peixe, e a pouco iniciei a criação de abelha, que já está ajudando na renda da família. Várias pessoas vêm nos visitar, tanto famílias como instituições, que realizam intercâmbio para conhecer a área, e isso gera uma renda para a família. Eu quero agradecer ao governando Tião Viana, e a prefeita Fernanda Hassem pela visita, e por ouvir cada morador”, disse
Alegria em visitar a propriedade
“Essa propriedade é um modelo para nosso Estado. É uma grande alegria visitar a propriedade do seu Dimas, da dona Maria e filhos. Em 100 hectares, eles conseguem preservar o meio ambiente, e assegurar o desenvolvimento sustentável. Eles tiram sua renda daqui, tem o mel, açaí, macaxeira,leguminosa, cupuaçu e o peixe. Eles vivem da natureza, cuidando dela e pensando nas gerações futuras.
Nós ouvimos a comunidade, e vamos ajudar para que eles possam se desenvolver ainda mais”, ressaltou.
A prefeita, Fernanda Hassem, agradeceu a presença de todos, e disse que vai está sempre ouvindo a comunidade.
“É um momento muito importante o governador, Tião Viana com toda sua comitiva vir aqui na propriedade do seu Dimas e dona Maria, conhecer a realidade das pessoas que vivem na reserva. Os desafios são grandes, e com apoio do governo vamos vencer, e poder ajudar ainda mais essa comunidade”, disse.