Uma notícia falsa circula em Boca do Acre, após ser divulgada por site de Rio Branco, afirmando que a pesquisa eleitoral divulgada nesta sexta-feira (13), que coloca o candidato Frank Barros na liderança com 60,1% das intenções de voto, teria sido suspensa pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). A desinformação foi agravada por declarações de que o instituto responsável pela pesquisa teria sido multado em mais de 53 mil reais, a serem recolhidos ao Tesouro Nacional. Vamos aos fatos e esclarecer toda a verdade por trás dessa história.
A verdade
Sim, o instituto foi realmente multado pelo TRE-AM, mas essa penalidade não tem absolutamente nenhuma relação com a pesquisa realizada em Boca do Acre. A multa se refere à pesquisa eleitoral de número 09483/2024, realizada em julho na cidade de Manaus. Essa pesquisa foi alvo de sanção por problemas específicos e foi devidamente tratada pelas autoridades eleitorais. Entretanto, a pesquisa de Boca do Acre, registrada sob o número 09290/2024, é válida, regular e está devidamente registrada nos órgãos competentes.
Manipulação
A confusão parece ter sido causada por uma tentativa clara de manipulação da opinião pública. O site AcreNews utilizou quase todo o conteúdo de uma matéria publicada originalmente pelo BNCAmazonas, em julho, que relatava os problemas com a pesquisa de Manaus. No entanto, essa matéria original não faz qualquer menção a Boca do Acre. A única alteração significativa feita no texto pelo AcreNews foi no final, onde é citado que um apoiador do candidato Edygley Melo estaria contestando o resultado da pesquisa que aponta a liderança de Frank Barros.
Essa modificação transforma completamente o sentido da reportagem, induzindo os leitores a acreditarem que houve irregularidades na pesquisa de Boca do Acre, o que é uma inverdade. Essa distorção dos fatos gera confusão, desinformação e coloca em dúvida a integridade de uma pesquisa que seguiu todos os trâmites legais.
A Pesquisa de Boca do Acre
A pesquisa que foi divulgada nesta sexta-feira, 13, em Boca do Acre, foi realizada por um instituto que registrou todos os dados conforme exige a legislação eleitoral. Com o número de registro 09290/2024, ela é legítima e não sofreu qualquer tipo de contestação judicial ou suspensão por parte do TRE-AM.
A disseminação de informações falsas, como essa, é extremamente prejudicial para o processo democrático. Além de desorientar eleitores, pode criar uma falsa sensação de irregularidade, prejudicando candidatos e os próprios eleitores, que merecem informações verídicas e confiáveis.
A tentativa de engano
Esse caso de fake news é um exemplo evidente de como tentativas de ludibriar a população podem ter graves impactos. Ao modificar um texto quase que integralmente copiado de outro veículo de comunicação respeitado, a reportagem falsa do AcreNews manipula as informações para criar um cenário inexistente de irregularidade em Boca do Acre. Esse tipo de ação deve ser combatido e denunciado, a fim de preservar a verdade e a integridade do processo eleitoral.
Em síntese, é falsa a informação de que a pesquisa eleitoral em Boca do Acre foi suspensa pelo TRE-AM. A pesquisa está válida, devidamente registrada e segue conforme as regras eleitorais. A multa aplicada ao instituto diz respeito a uma pesquisa diferente, realizada em Manaus, sem qualquer relação com o pleito em Boca do Acre. A tentativa de manipulação através da disseminação de fake news deve ser vista com cautela e desmentida com base em fatos concretos.
Aos eleitores de Boca do Acre, cabe redobrar a atenção e verificar as fontes de informação antes de tomarem decisões baseadas em notícias infundadas. A verdade é a base de uma democracia saudável e só ela deve guiar nossas escolhas.


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>