Exportando carne suína

A resolução do Departamento de Saúde Animal Agrária Nacional do Peru, no qual reconhece o Brasil como exportador de carne suína para o país é uma notícia a ser muito comemorada. A medida permitirá a ampliação de negócios que beneficiarão diretamente o Acre. Conforme noticiado pelo senador Márcio Bittar, a expectativa é que entre os meses de maio e junho uma comitiva peruana venha ao Acre para habilitar dois frigoríficos, sendo um de suíno que é a Dom Porquito, e outro de carne bovina, que é o Frigonosso. O roteiro de visita já está definido exclusivamente para o Acre dando ênfase nas duas plantas frigoríficas do Estado. A indústria acreana, terá a oportunidade aumentar a produção, o que significa dizer que vai ter mais colonos envolvidos, mais gente para produzir e isso poderá gerar rapidamente centenas de empregos.


EXPORTADA

Atualmente a carne suína do Acre é exportada para Hong Kong, Uruguai, Bolívia e também está em fase de habilitação para vender também para o Vietnã, Cingapura e Coréia do Sul. De acordo com o diretor comercial da Dom Porquito, Paulo Santoyo, Cuba, Chile, Japão, República Dominicana e Trinidad e Tobago são países que pretendem negociar.

NÃO PODE AGLOMERAR

Leio que o governador Gladson Cameli (Progressista) convidou a população acreana para, em caravana, participarem da inauguração da ponte sobre o Rio Madeira, que ocorre na próxima sexta-feira, 7. Por acaso o governador esqueceu que estamos em plena pandemia da Covid-19 e que não aglomerar é de fundamental importância para evitar a propagação da doença?! Entendo a empolgação do governador, mas esse convite foi totalmente incoerente com as ações do próprio governo nos últimos meses. Perde o sentindo os decretos publicados restringindo a movimentação do comércio.

BOAS NOTÍCIAS

A secretária de Educação, Socorro Neri, tão logo assumiu a pasta e já trouxe boas notícias para os profissionais da área. O governador Gladson Cameli assinou ontem, 5, o Projeto de Lei para prorrogar a bolsa dos profissionais da Educação e gestores das escolas em tempo integral. A proposta agora será analisada pelos deputados estaduais.

VDP

Outro anúncio feito pelo governador diz respeito ao pagamento do Prêmio Anual e Desenvolvimento Profissional (VDP) aos profissionais das escolas públicas estaduais. Na primeira semana de junho será pago a VDP.

GREVE?

Em protesto ontem, 5, os servidores Professores, técnicos administrativos e demais servidores da Secretaria de Educação do Acre suscitaram a possibilidade de uma greve nos próximos dias. Cobram do governo o pagamento das aulas complementares, bolsas de incentivos, bem como a gratificação pelo ensino especial.

PERIGOSO

O grupo protestou também contra o retorno das aulas presenciais. Em meio a pandemia da Covid-19, muitos profissionais não se sentem seguros.

DECIDINDO

Uma assembleia geral ocorre na próxima sexta-feira, 7, para debater as principais pautas da categoria e deliberar greve geral, em caso de não haver uma negociação com representantes da atual gestão.

COERENTE

Muito coerente o discurso do deputado estadual Roberto Duarte (MDB) ontem, 5, em sessão virtual na Aleac. Disse que tem percebido em suas andanças pelo Estado que a população demonstrado despreocupação quanto a pandemia.

DUARTE DISSE

“A população parece que deixou de se preocupar com a pandemia e está indo às ruas sem o uso devido das máscaras. É importante cada um de nós, parlamentares, orientar a sociedade, além de o governo promover campanhas”.

VÍRUS CIRCULANDO

Apesar de ‘redução’ nos casos da doença nos últimos dias, o vírus continua circulando em todo o Estado, portanto, medidas de precaução são importantíssimas e necessárias, como o uso constante da máscara, álcool em gel, higienização das mãos e cuidados para não aglomerar.

MAIS VACINAS

Gladson Cameli encontra o embaixador dos EUA no próximo dia onze para confirmar doação de vacina americana ao Acre. Uma agenda de extrema importância para o combate a pandemia no Estado.

VACINAS

Mais de 233,7 mil doses de vacina contra Covid-19 já chegaram ao Acre desde o começo da distribuição nacional do imunizante, em janeiro.

OLHO DO FURACÃO

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC) resolveu investigar a gestão do ex-gestor da Segurança Pública, Emylson Farias, e do ex-secretário de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Marco Brandão.

DENÚNCIA I

O nome de Brandão está envolvido em uma auditoria que trata da investigação de fornecimento e consumo de combustível, durante o exercício de 2014 na SEE. A relatora do processo é a conselheira Dulcinéa Benício de Araújo.

DENÚNCIA II

Já Emylson, está tendo conduta apurada por possível dano ao erário público. O órgão investiga depósitos de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e contratação irregular de servidor por condenação do Estado na Justiça do Trabalho. O relator do caso é o conselheiro Ronald Polanco.

ALEAC

Quem tem pretensão também de participar do pleito em 2022 é o ex-prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno. Está em conversas com seus aliados para concorrer a uma das vagas na Assembleia Legislativa do Acre.

MUITO TRABALHO AINDA

Temos, hoje, 12% da população da capital acreana vacinada. Para se ter a conhecida imunização de rebanho é preciso que 70% dos rio-branquenses já tenham recebido o imunizante. Olhando esses números percebemos o quanto estamos distantes do ideal. Desanimador!!

GOVERNO

Não se sabe ao certo qual cargo Jorge irá disputar em 2022, mas certamente participará do pleito. Em carta aberta divulgada na semana passada falou sobre sua pretensão de brigar pelo Governo do Acre. Gladson X Jorge, um duelo de gigantes.


“Daqui 30 dias, na primeira semana de junho será pago a VDP, pela informação que tenho é que o que ia ser parcelado vai ser pago integral. Então peço a complacência, esta é uma das primeiras ações aos professores”.
(Governador Gladson Cameli ao anunciar o pagamento do Prêmio Anual e Desenvolvimento Profissional (VDP) aos profissionais das escolas públicas estaduais)