Estado promove capacitação sobre Urgências e Emergências Pediátricas para profissionais da saúde

Rede Cegonha e da Rede de Urgência e Emergência, promoveu uma capacitação sobre Urgências e Emergências Pediátricas com o uso da simulação realística.

Secretaria de Estado de Saúde do Acre por meio do Departamento de Atenção Primária em Saúde/Núcleo de Saúde da Criança e da Diretoria de Redes/Coordenações da Rede Cegonha e da Rede de Urgência e Emergência, promoveu neste sábado, 19, uma capacitação sobre Urgências e Emergências Pediátricas com o uso da simulação realística.

Capacitação sobre Urgências e Emergências Pediátricas com o uso da simulação realística Foto: Cedida

O objetivo segundo a chefe do Núcleo de Saúde da Criança da Sesacre, Priscylla Nunes de Aguiar, é promover o aprimoramento da qualidade da atenção à saúde das crianças por meio da educação permanente das equipes de saúde do Sistema único de Saúde (SUS), visando um atendimento ágil e resolutivo.

O objetivo é fortalecer a Rede Cegonha e a Rede de Urgência e Emergência nas regiões de saúde do Acre Foto: Cedida

“Nosso foco é contribuir para a formação e capacitação voltada para qualificação assistencial desses profissionais de saúde, impactando de forma positiva na vida das crianças, além de treinar habilidades técnicas e promover o raciocínio clínico necessário ao manejo das situações e complicações nos atendimentos, assim estaremos fortalecendo a Rede Cegonha e a Rede de Urgência e Emergência nas regiões de saúde do Acre”, ressalta.

O público alvo esteve voltado para profissionais médicos e enfermeiros Foto: Cedida

A capacitação foi realizada na Faculdade Unimeta e ocorreu de forma integral das 8 às 18h, o público alvo esteve voltado profissionais médicos e enfermeiros que atuam diretamente na assistência pediátrica em situação de urgência e emergência. A primeira turma contemplou profissionais de Rio Branco que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB) e Policlínica do Tucumã, além de profissionais os municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano.

“O projeto Urgências e Emergências Pediátricas surgiu com o objetivo de melhorar a assistência e manejo das crianças do nosso Estado. Sabemos das nossas dificuldades geográficas, contudo confiamos que apesar delas podemos sim ter qualidade no atendimento pediátrico, foi nesse intuito que essa capacitação surgiu, para fornecer conhecimento, capacitação e qualificação para as equipes das unidades de Pronto Atendimento do nosso Estado”, enfatiza o coordenador da rede de urgência e emergência- RUE, Pedro Pascoal. (Secom)