Escola Infantil Menino Jesus e as memórias de várias gerações

Um encontro do passado com o presente. Essa talvez seja a melhor definição para a reinauguração, na última semana em Rio Branco, da Escola Infantil Menino Jesus, a mais antiga e uma das mais tradicionais da Capital nessa modalidade de ensino.

Fundada no ano de 1949, pelo então governador José Guiomard dos Santos, a escolinha do jardim de infância – nomenclatura usada para definir a educação infantil tempos atrás – logo se tornou referência no ensino público infantil no antigo Território do Acre. Sua construção se deu em tempo recorde: começou em maio e foi inaugurada em novembro do mesmo ano, já funcionando e contando com 80 alunos.

Reinaugura o da Escola Menino Jesus Um dos primeiros alunos Savio Montenegro Foto Marcos Vicentti A2

O evento de reinauguração, marcado pelo clima festivo e um belo encontro de gerações, contou com a presença do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre; da vice-prefeita, Socorro Neri entre outras autoridades. Também se fizeram presentes gestores, coordenadores pedagógicos e professores, além de alunos e ex-alunos notáveis da escola, como o advogado Sálvio Montenegro, 72, da primeira turma da escola, e o senador Jorge Viana.

Os rostos felizes de quem contribuiu e contribui para a formação e construção histórica do local, abrilhantaram ainda mais a solenidade. Muitas histórias foram relembradas e compartilhadas na manhã ensolarada da última sexta-feira, como é o caso da do senador Jorge Viana.

Reinaugura o Escola Menino Jesus Fotos Assis Lima 62

“Eu, quando criança morava aqui pertinho, quase em frete ao colégio acreano. Eu não era fácil. Dei um bocado de trabalho. Muitas vezes eu fugia da escola para brincar e todo mundo – as professoras, minha mãe – ficava louco me procurando. Depois de algumas horas, eu aparecia”, contou em meio a risos. “Tenho um profundo sentimento de gratidão pela escola Menino Jesus, pois foi nela que aprendi coisas fundamentais para a formação da minha personalidade, a começar pela disciplina”, disse.

Jorge Viana destaca ainda a importância da escola Menino Jesus teve na sua vida e na formação de várias gerações. “Essa escola é parte da minha vida, da minha história de criança – que talvez seja a mais bonita que a gente tem. A Escola Menino Jesus é parte da vida de muitas e muitas gerações. A gente cuidando da nossa história, celebrando o passado, valorizando os que vieram antes da gente é que a gente é merecedor de um presente e de um futuro melhor. E não tem um investimento melhor que cuidar das crianças”, frisou.

IMG 3001

Ex-aluno, hoje, advogado relembra trajetória

O advogado Sálvio Montenegro, 74 anos, aluno da primeira turma da escolinha, afirma lembrar com nostalgia dos seus tempos de jardim de infância e se diz emocionado em participar desse momento.

“É uma volta ao tempo! Há 67 anos eu fazia parte da inauguração desse prédio, o nosso grande jardim de infância, Menino Jesus. Eu fui aluno da primeira turma, no ano de 1949, onde dei meus primeiros passos na educação e que até hoje gravo tudo na minha mente com muita saudade, alegria e satisfação. Eu fico emocionado em fazer parte de mais esse momento da escola, em reviver a minha infância. Hoje, eu tenho apenas 74 anos (risos)!”, contou o advogado, que também recebeu, das mãos do prefeito Marcus Alexandre a Comenda do Município de Rio Branco.

Os quadros infantis, livros e livro de registro de ponto antigos, troféus e fotografias ajudam a compor a primeira Sala de Memórias de uma escola municipal, que também é pioneira na memória da educação acreana, e traz consigo até mesmo os cheiros e sabores dos tempos de infância das muitas gerações que por ali passaram.

“Olhar as fotos daquela sala de memórias me faz viajar no tempo. Lembro que no ano de 1992 eu tive que dormir na frente da escola para poder conseguir uma vaga para minha filha. E eu não me arrependo da escolha. Minha filha não só aprendeu a ler no Menino Jesus, mas aprendeu também valores que leva consigo até hoje. Minha eterna gratidão às professoras Socorro, Rosimery, Gorete e Deísa, que ajudaram naquele início de caminhada da vida educacional dela”, afirmou a cabeleireira Neli Martins, mãe de uma ex-aluna da escola.

Terezinha

Professora se emociona com reinauguração

Para a professora Gorete Neves, que relembra com lágrimas nos olhos sua trajetória na escola, ainda em 1982, ela discorre ainda sobre a emoção de ver o resultado da estrutura do Menino Jesus.

“Eu fico até emocionada em falar, porque para mim é um motivo muito grande de orgulho e satisfação ver a escola assim, com um ambiente maravilhoso para atender nossas crianças, mas não só isso. Me sinto feliz por ver que a história dela é mantida e que irá fazer parte da vida de cada aluno que por aqui vai passar”, relembra.

A felicidade e a emoção também estavam estampadas nos rostos de ex-funcionários da escola, como é o caso da professora aposentada Maria Tereza, ou simplesmente professora Terezinha, como é conhecida. “É muito gratificante ver essa renovação dessa escola, porque eu passei 35 anos trabalhando nela, dos quais 28 passei como diretora. Então é uma felicidade muito grande ver esse resultado, ver os novos alunos que aqui estão, usufruindo desse espaço maravilhoso, e também ter podido encontrar meus ex-alunos, que hoje já estão crescidos. É muito gratificante. Me sinto imensamente feliz”, afirmou.

Para o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, a boa educação é fator primordial para o desenvolvimento das crianças. Ele observa: “tudo que sou devo à educação, àquela que recebi dos meus pais e o aprendizado que tive nos colégios por onde passei. Assim como a maioria das crianças do nosso país, eu estudei desde a infância até a faculdade em escola pública”.

Reinaugura o Escola Menino Jesus Fotos Assis Lima 70

Marcus Alexandre comemora reforma

Mesmo não tendo estudado na unidade de ensino infantil, Marcus Alexandre explica que a escola Menino Jesus é uma referência de educação para a primeira infância. “Mesmo não tendo a felicidade de ter estudado aqui, fico imensamente feliz de dar minha contribuição com a revitalização desse seu espaço físico. A reforma dessa unidade educativa de Rio Branco não é uma obra comum. Ela diz respeito a homens e mulheres que por aqui passaram na mais tenra infância. Muitos dos quais se tornaram responsáveis, depois, por conduzir os destinos do Acre, nas mais diversas áreas”, finalizou o prefeito.

E como a vida escolar também é feita de boas pitadas de poesia, não poderia ficar de fora a música de Caetano Veloso – a que melhor define esse novo tempo da instituição de educação infantil: “És um senhor tão bonito, quanto a cara do meu filho. Tempo, tempo, tempo, tempo és um dos deuses mais lindos”. Vida longa e muitas histórias à Escola Menino Jesus.