Epidemia de gripe alavanca a automedicação

Entenda os perigos do hábito

VITOR PAIVA

O estado do Acre vem enfrentando diversos problemas relacionados à saúde, o mais recente é a epidemia de gripe, o que tem levado as pessoas a se automedicarem com muito mais frequência do que antes. Porém, este mal hábito pode gerar problemas maiores no futuro.

De acordo com Eleonice Pinheiro Lima, médica a 23 anos, o mais comum é que a população abuse dos antibióticos, o que pode levar ao surgimento de superbactérias, que resistem a grande parte dos medicamentos existentes atualmente, fazendo as doenças ocasionadas por eles se tornarem muito mais perigosas. 

“Todo mundo tem acesso a uma azitromicina, a uma amoxicilina muito fácil, e aí o que acontece? Tomam amoxicilina pra gripe, toma antibiótico quando está com um simples resfriado, ‘mas eu estou com dor na garganta, mas nem tudo na garganta é bacteriano, as vezes é viral”, explica ela.

Ainda segundo Eleonice, outro erro comum é o uso descontrolado de anti-inflamatórios, que podem trazer problemas futuros de saúde, já que o uso elevado deste tipo de medicamento pode levar alguns órgãos à sobrecarga, gerando um mal funcionamento futuro.

“Nimesulida e diclofenaco são medicamentos que futuramente irão atingir os rins do paciente. São medicamentos que não podem ser tomados de maneira desenfreada, pois vão causar sequelas graves futuramente, na parte renal.”, completa ela.

Além disso, a médica deixou algumas dicas para quem tem enfrentado problemas com a gripe, devido ao surto que atinge o estado. 

“Tem que tomar bastante água. Vitamina C, vitamina D e zinco também ajudam (…) O tamiflu (oseltamivir) também pode ser tomado nas primeiras 72 horas, de preferência, já que a partir do sexto dia de gripe, já não faz efeito.”, recomenda Eleonice.

Vale ressaltar que em quaisquer sintomas de gripe, um médico deve ser consultado, pois devido a situação atual, com Covid e Dengue sendo problemas paralelos, algumas das reações causadas pelas doenças podem se confundir e apenas a assistência profissional pode indicar o melhor procedimento a ser realizado.