Enxurrada: em seis horas, chove mais de 100 milímetros em Rio Branco e ruas ficam alagadas

Volume de chuva em apenas 6h representa 38% do esperado para todo o mês de março. Pelo menos cinco bairros da capital estão atingidos pela enxurrada.
Enxurrada: chove mais de 100 milímetros em seis horas em Rio Branco e ruas ficam alagadas — Foto: Ágatha Lima/Rede Amazônica

Enxurrada: chove mais de 100 milímetros em seis horas em Rio Branco e ruas ficam alagadas — Foto: Ágatha Lima/Rede Amazônica 

Desde o início da madrugada desta quinta-feira (23), uma forte chuva atinge a capital acreana e, em cerca de seis horas, já choveu um acumulado de 103 milímetros, segundo dados da Defesa Civil Municipal. Rio Branco registra vários pontos de alagamentos e casas foram atingidas pela enxurrada. 

O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão informou que ao menos cinco bairros estão afetados, sendo o Calafate e Belo Jardim os mais atingidos. Ainda não se tem o número de ocorrências atendidas, mas são relacionadas a alagamentos de ruas, casas e quedas de muros. 

Rua no Bairro Placas fica alagada durante forte chuva em Rio Branco — Foto: Dayane Leite/Rede Amazônica
Rua no Bairro Placas fica alagada durante forte chuva em Rio Branco — Foto: Dayane Leite/Rede Amazônica 

A chuva registrada nas últimas seis horas representa 38% de todo o esperado para março, que é de 270,1 milímetros. Com isso, em 23 dias já choveu 40% a mais do que o esperado para todo o mês. 

“Começou por volta de 1h essa chuva. Temos agora ocorrências mais volumosas no bairro Calafate e também no Belo Jardim, mas estamos com outras ocorrências em outros três bairros, pelo menos. Tudo isso é fruto de enxurrada mesmo, obstruções na drenagem e também os córregos que transbordam. 

Alerta de temporal

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para todas as cidades do Acre. O aviso é válido até às 10h desta quinta-feira (23). 

A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos que podem chegar de 60 a 100 quilômetros por hora. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Áreas de risco

A Defesa Civil de Rio Branco estima que, atualmente, cerca de 14 mil pessoas moram em áreas consideradas de risco hidrológico e geológico na capital acreana. O levantamento foi feito a pedido do g1

Essas áreas estão sujeitas a eventuais desastres e podem, por exemplo, sofrer com tragédias causadas por fortes chuvas como deslizamentos, enxurradas e enchentes. (Por Iryá Rodrigues, g1 AC — Rio Branco)