
Uma mulher e três homens foram internados em um hospital em Patrocínio, Minas Gerais, após confundirem uma planta tóxica com couve e ingerirem o vegetal conhecido como ‘falso couve’ ou ‘fumo brabo’.
Segundo a UOL, o nome científico da planta é Nicotiana Glauca, e além da alta composição tóxica da substância anabasina, ela faz parte da família da Nicotiana tabacum, que é a folha do fumo.
Veja o que se sabe sobre o caso
Conforme informações do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e da Polícia Civil, a família havia se mudado recentemente para uma chácara e pensavam que a planta tóxica era uma plantação de couve, visto a semelhança entre os vegetais.
No entanto, eles confundiram a hortaliça, colheram a planta tóxica, refogaram e a serviram no almoço.
Após ingerirem o ‘falso couve’, as quatro pessoas sentiram mal-estar e apresentaram sintomas como dormência nas pernas, fraqueza, dificuldade para respirar e visão embaçada.
Quem são as vítimas intoxicadas pelo ‘falso couve’
De acordo com as autoridades, a mulher de 37 anos, possui o estado mais grave de saúde. Ela teve uma parada cardiorrespiratória,foi reanimada pelos socorristas e depois encaminhada ao hospital da cidade mineira.
Já os três homens de 49, 60 e 67 anos foram internados e entubados no hospital municipal e seguem em quadro estável de saúde.
Em nota enviada à UOL, a Prefeitura de Patrocínio informou:
“Atualmente, três vítimas permanecem internadas na Santa Casa, entubadas e em estado grave, porém estáveis. O homem de 67 anos atendido na UPA apresenta boa evolução, já está na enfermaria, consciente, orientado e se alimentando normalmente”, declarou.
Fonte: NDMais



?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>