Connect with us

Economia

Enchentes no RS afetam setores econômicos e podem aumentar preços no Acre

Published

on

A enchente no Rio Grande do Sul, que já causou a morte de 83 pessoas, tem gerado destruição de casas e interrompido serviços essenciais, como o fornecimento de água e eletricidade. O desastre também pode impactar a economia nacional, especialmente no preço de produtos como arroz e frutas.

O empresário Adem Araújo, presidente da Associação Acreana dos Supermercados, afirmou que, embora o arroz consumido no Acre venha principalmente do Mato Grosso, a crise no RS ainda pode resultar em aumento de preços. “Grande parte do arroz no Acre vem do Mato Grosso, mas outros estados que dependem do RS podem buscar esse fornecedor, o que pode gerar um aumento no custo”, disse.

Além do arroz, algumas frutas também podem ser afetadas. Adem mencionou que a maçã, um produto geralmente obtido de Santa Catarina, pode sofrer com a redução do fornecimento gaúcho.

A Associação Comercial do Acre (Acisa) iniciou uma campanha de arrecadação para ajudar as vítimas da enchente no RS. Marcelo Moura, presidente da Acisa, explicou que a entidade está mobilizando recursos para apoiar os atingidos. “Nossa primeira ação é fornecer acolhimento. Estamos angariando recursos para ajudar a aliviar o sofrimento das pessoas”, declarou.

Moura anunciou que a Acisa entrará em contato com associações comerciais dos municípios mais afetados para coordenar as ações de ajuda humanitária.

Advertisement

com informações do site Ac24horas