Emocionado, Messi se despede do Barcelona e confirma negociação com PSG

Após mais de 20 anos de Barcelona, Lionel Messi se despediu do clube neste domingo. Numa emocionante e dolorosa entrevista coletiva no Camp Nou, o craque argentino, chorando muito, explicou porque não conseguiu seguir na equipe catalã e confirmou o interesse do PSG e de outros times.

Do lado de fora do estádio, centenas de torcedores fizeram vigília para tentar, pela última vez, ver o maior maior ídolo do Barça. Messi, entretanto, chegou por volta de 11h30 (horário local) num carro fechado e foi direto para o auditório, que estava ornado com os 35 troféus que ele conquistou no clube.

– Bom dia. Não sei se vou conseguir falar. Nos últimos dias estive pensando, me perguntando o que poderia dizer. Isso é muito difícil para mim depois de uma vida inteira. Eu não estava preparado. No ano passado, quando estourou a bagunça do burofax, eu estava (preparado), eu sabia o que tinha a dizer. Mas este ano não. Estava convencido de que continuaria aqui, em casa. É o momento mais difícil da minha carreira – disse Messi, abrindo a coletiva, com a voz embargada pelo choro e enxugando as lágrimas com um lenço que foi dado pela esposa.

E não somente Messi estava emocionado

No auditório, familiares, jornalistas, amigos, ex-jogadores e jogadores do atual time do Barcelona, como Jordi Alba, Ter Stegen, Piqué e Busquets, também não seguraram as lágrimas.

– Nunca imaginei minha despedida, mas não teria imaginado assim. Eu gostaria de ter feito isso no campo, de ter ouvido os últimos aplausos. Senti saudades do público na pandemia, de poder comemorar um gol com eles. Estou saindo deste clube sem vê-los há mais de um ano e meio. Se eu tivesse imaginado, teria sido com o estádio lotado. Aconteceu assim e, repito, agradeço o carinho de todos esses anos. Passamos bons e maus momentos, mas o carinho sempre foi o mesmo. Reconhecimento e amor. Sempre amarei este clube. Espero poder voltar em algum momento para fazer parte deste clube. Espero poder contribuir com algo para que este continue a ser o melhor clube do mundo. Tenho certeza que esqueci um monte de coisas, mas é o que posso dizer agora – completou Messi, aos prantos e sendo aplaudido de pé por todos no auditório.

Messi confirma negociação com PSG

Por obstáculos com o limite salarial da La Liga e dificuldades financeiras, o Barcelona anunciou na última quinta-feira que não pôde acertar a renovação de contrato com o jogadorE Messi, na coletiva, ratificou as palavras do presidente Joan Laporta sobre sua saída.

– Acho que Laporta já disse tudo que tinha para dizer. Tudo estava resolvido, mas por causa da questão da La Liga, não pode ser feito. Não há nada mais do que isso. Tínhamos tudo combinado. Fiz tudo o que era possível (para continuar). Estou muito triste por sair deste clube que amo e numa altura que não esperava. No ano passado quis ir embora, não este. Por isso a tristeza – salientou Messi, que disse não ter nenhum problema com Javier Tebas, presidente da La Liga.

– A realidade é que quando as eleições (para presidência, no começo do ano) aconteceram fui jantar com o presidente e conversamos. Depois daquela refeição eu estava bastante convencido de que ia continuar. Meu contrato nunca foi um problema. Então o que aconteceu, aconteceu. Não poderia ser feito e é isso. Já sabíamos o que tínhamos decidido e planejado fazer. Não eram esperanças falsas. Estávamos todos convencidos de que seria possível (ficar). Fomos sempre honestos com as pessoas. Da minha parte nunca enganei ninguém. Baixei 50% do meu salário. Não havia mais nada a fazer. Fizemos todo o possível – frisou Messi, dizendo que espera fazer uma despedida do Barcelona dentro de campo um dia.

– Claro que gostaria de ter uma homenagem no Camp Nou. Eu gostaria de ter feito agora, quando tenho de partir. Mas por essas pessoas estou disposto a fazer qualquer coisa, claro que estou.

Segundo Messi, o Barcelona vai seguir em frente sem ele.

– O Barça tem um plantel muito grande, com certeza os jogadores vão continuar chegando. Os jogadores passam, como disse Laporta. Ninguém é mais importante que o clube. As pessoas vão se acostumar, como sempre acontece com tudo. Vai ser estranho, mas há bons jogadores. Tudo se encaixará.

Perguntado sobre o interesse do PSG, Messi confirmou que está em negociação com o clube de Neymar, Mbappé e companhia.

– Bem, o PSG é uma possibilidade. Neste momento não tenho nada combinado com ninguém. Vários clubes se interessaram e ainda não há nada fechado. Estamos conversando, obviamente – disse Messi para, em seguida, falar que a foto postada com Neymar e outros jogadores do PSG durante a semana não significa que ele já está acertado com o clube francês.

– A foto em Ibiza com os jogadores do PSG é uma besteira. Eu ia me encontrar com Di María e Paredes. Íamos passar a noite juntos. O Ney me ligou e disse que estava em Ibiza e pediu para nos ver. O Verratti também estava lá. Foi tudo uma coincidência.

Inspiração em Daniel Alves para restante da carreira

Aos 34 anos, Messi disse que não sabe até quando vai jogar e agradeceu a Deus por ter tido poucas lesões na carreira. Questionado sobre sua motivação daqui para frente, La Pulga afirmou que deseja seguir conquistando títulos. E usou como como exemplo Daniel Alves, ex-companheiro de Barcelona e jogador com mais troféus na história (o brasileiro tem 42 contra 37 do craque argentino, que ganhou 35 canecos pelo clube catalão, além da Copa América e do ouro olímpico em 2008 pela seleção argentina).

– A torcida do Barça me conhece. Eles sabem que eu quero continuar competindo. Se eu tivesse ficado aqui, teria lutado para ganhar tudo e eles vão entender que quero continuar somando títulos. Parabenizo o (Daniel) Alves pela conquista da medalha olímpica e quero ir atrás dele, estou perto. A minha intenção era ficar, não foi possível e agora tenho que encontrar o meu caminho. Competir e continuar a ganhar. Voltar a ganhar a Champions League e mais títulos será um dos meus objetivos – observou Messi, que, no final da coletiva, foi novamente ovacionado por todos no auditório e chorou copiosamente mais uma vez.