A 29ª edição do Curso de Operações Integradas de Segurança Pública (Coisp) realizou mais uma operação integrada com as força de segurança, nesta sexta-feira, 3. Desta vez a ação foi feita no presídio de Cruzeiro do Sul. E o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e a Policia Penal, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, realizaram as atividades práticas que reuniu integrantes do sistema de segurança pública em uma demonstração de integração entre as forças, reforçando a atuação conjunta no enfrentamento à criminalidade.
”É de suma importância essa operação integrada para que a gente mostre força na integração da segurança pública do estado do Acre”, destaca o chefe da Divisão de Estabelecimento Penal de Cruzeiro do Sul, Elves Barros.

A operação contou com a participação da Polícia Penal, em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Ciopaer e demais instituições que integram o sistema de Segurança Pública. Durante a ação que faz parte do treinamento operacional, os participantes passaram por uma intensa capacitação voltada para intervenções táticas, gerenciamento de crises e atuação integrada.
”Tivemos atuações, uma série de instruções do patrulhamento ostensivo, informações por parte da Polícia Civil e agora estamos aqui atuando também no interior do presídio aqui em Cruzeiro do Sul. Uma ação integrada que começou com um conjunto de instruções que movimentam o aparato de segurança pública de aproximadamente 100 operadores, 40 alunos integrantes da coordenação, bem como C.O. Paes, G.F. Ron, Polícia Militar também no patrulhamento nas adjacências com o objetivo aqui de manter a paz e a tranquilidade da sociedade acreana” ressalta o capitão da Polícia Militar, Thales Campos.
Ao todo, 50 operadores estiveram presentes na ação no presídio que teve como foco o aperfeiçoamento técnico e o fortalecimento da cooperação entre as forças de segurança. Durante a atividade no estabelecimento prisional, os participantes colocaram em prática técnicas aprendidas ao longo da formação, simulando ocorrências de alta complexidade e procedimentos operacionais em ambiente prisional.
A participação do Iapen e da Polícia Penal destacou a importância do sistema penitenciário dentro das ações integradas de segurança, evidenciando o trabalho conjunto com as demais instituições para garantir a ordem, a segurança das unidades prisionais e a proteção da sociedade.
“Então, quando houver necessidade, todo o aparato da Segurança Pública será disponibilizado para que a gente possa chegar, seja diante da sociedade ou seja diante dos presídios como resposta à necessidade de manutenção da ordem e da segurança dentro dos presídios, em si, para a sociedade em geral”, diz Maycom Mendonça, diretor Operacional do Iapen.
O Coisp é reconhecido por promover a integração entre as forças de segurança, preparando seus integrantes para responder de forma coordenada a situações críticas. O encerramento da 29ª edição reafirma o compromisso das instituições participantes com a qualificação permanente de seus efetivos e o fortalecimento das ações integradas em benefício da população acreana.
The post Em sua 29ª edição, Coisp realiza operação integrada no presídio de Cruzeiro do Sul appeared first on Noticias do Acre.


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>