Em Boca do Acre, as mulheres são destaques

O dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, está sendo para lá de especial para o município de Boca do Acre, uma vez que grande parte dos cargos importantes do município são conduzidos por mulheres, que por sua vez têm demonstrado compromisso e seriedade com a coisa pública.

Boca do Acre demonstra para o Amazonas, para o Brasil e o Mundo, que o lugar de mulher não é unicamente no fogão, na cozinha, ou fadada a cuidar dos serviços domésticos, submissa ao marido e sem perspectiva de vida.

Elas estão nos tribunais, no Ministério Público, nos poderes Executivo e Legislativo, na gestão de unidades educacionais e de saúde e também na iniciativa privada. Tem mulher se destacando também nas funções religiosas, pastoreando, fazendo missões, executando o que antes era de exclusividade do homem.

Ministério Público

O primeiro exemplo é a Promotora de Justiça, Míriam Figueiredo da Silveira, natural do estado de Minas Gerais, que escolheu Boca do Acre como a primeira Comarca para exercer o Ministério Público. Silveira substitui um grande nome que está marcado na história de Boca do Acre como titular do MP, o Promotor Armando Gurgel Maia.

A Promotora chegou ao município em 2019. Em pouco mais de um ano, Míriam se destacou por se comportar de forma imparcial, observando a lei, atuando com firmeza e discrição no pleito eleitoral do ano passado, e com total isenção em outras questões que envolvem a função ministerial.

Há bem pouco tempo, o município tinha como titular do Poder Judiciário, a juíza Rafaelly Lampert, que deixou Boca do Acre para exercer a magistratura no estado de Roraima, sua terra natal.

Poder Legislativo

A Câmara Municipal de Boca do Acre é outro espaço onde as mulheres têm se destacado. 2021 é um ano de recorde no número de vereadoras, que depois da assunção da vereadora Isabele Fonseca, subiu para cinco a quantidade de legisladores do sexo feminino. Isso quer dizer que quase a metade das onze vagas para o parlamento bocacrense são ocupadas por mulheres, que são elas: Simone Souza, Genésia Vale, Ana do Raimundão, Isabele Fonseca e Taysa Onofre.

Vice-prefeitura

Boca do Acre também pode se orgulhar por ter outra mulher ocupando lugar de destaque no ambiente administrativo do município. Estamos falando da vice-prefeita Luciana Melo, que também já foi vereadora em terras bocacrenses e hoje tem uma função expressiva, sendo a segunda na linha de comando da cidade.

Elas no comando

Outras mulheres também ocupam espaços importantes na sociedade bocacrense, como:
Socorro Barroso: Gestora do Hospital Regional Maria Geny Lima;
Ana Angélica Simão: Coordenadora Regional de Educação;
Maria Socorro: Gestora da Escola Estadual de Tempo Integral Danilo Corrêa;
Vânia Souza: Gestora da Escola Estadual Coronel José Assunção;
Marlúcia Monteiro: Gestora da Escola Estadual José Leite;
Ataíde Dorlaia: Gestora da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré;
Isadra Lino: Gestora da Escola Estadual João Gabriel;
Ana Catarina Almeida: Gestora da Escola Estadual Jacinto Ale;
Regina Roque: Gestora da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ.