Eletroacre diz que granja onde morreram milhares de frangos não comunicou o fato

A Eletrobras Distribuição Acre, antiga Eletroacre, anunciou na tarde desta segunda-feira, 20, que está investigando as causas do apagão que teria provocado a morte de milhares de frangos em granjas de Brasiléia. O apagão ocorreu no domingo, 19, e segundo a Eletroacre durou cerca de 32 minutos.

A principal queixa contra a Eletroacre vem de uma granja de propriedade de dona Josefa Lopes, que alega prejuízos de R$250 mil com a interrupção no fornecimento de energia elétrica. As aves mais jovens necessitam, de modo controlado, ou do calor da luz artificial ou da ventilação para sobreviver em dias quentes. Cortes abruptos na eletricidade são tidos como comuns naquela região, que é o maior polo de avicultura do Estado do Acre. O projeto de criação de aves começou no governo de Jorge Viana, consolidou no mandato de Binho Marques e expandiu-se com Tião Viana.

“Diante da alegação que, quando houve o retorno da energia, o local passou a contar com apenas uma fase, a Distribuidora informa que durante a interrupção e após a normalização no fornecimento não houve registro de reclamação na referida Unidade Consumidora, portanto não foi reportado qualquer problema de fornecimento na granja”, diz a Eletroacre em nota. A empresa sustenta que o “em vistoria realizada por técnicos da empresa foi constatado que o estabelecimento possui gerador de energia”.

Veja a nota da Eletrobras Distribuição Acre, na íntegra:

Nota

Em relação a ocorrência na qual teriam morrido cerca de 17 mil frangos de uma granja, localizada no município de Brasileia, neste domingo (19), devido a uma interrupção no fornecimento de energia, a Eletrobras Distribuição Acre esclarece que ainda apura as circunstâncias do ocorrido e pontua o que segue:

1º) Na referida data houve interrupção no fornecimento de energia na região, por cerca de 32 minutos.

2º) Diante da alegação que, quando houve o retorno da energia, o local passou a contar com apenas uma fase, a Distribuidora informa que durante a interrupção e após a normalização no fornecimento não houve registro de reclamação na referida Unidade Consumidora, portanto não foi reportado qualquer problema de fornecimento na granja e o local é atendido por apenas uma fase.

4°) Além disso, em vistoria realizada por técnicos da empresa foi constatado que o estabelecimento possui gerador de energia.

A Distribuidora informa ainda que atua para melhoria continua dos serviços oferecidos em todo o Estado e se coloca à disposição dos proprietários da granja para maiores esclarecimentos e apuração técnica da ocorrência.