EDITORIAL 15.05.2019

Após inúmeras reclamações da população sobre a escuridão que tomou de conta de vários espaços públicos em Rio Branco, uma alternativa foi encontrada. Hoje será assinado um Termo de Convênio entre a Prefeitura de Rio Branco e a Eletroacre, empresa do Grupo Energisa, que permitirá a execução do Programa de Eficiência Energética (PEE) no município.

O objetivo do PEE é promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.

Busca-se maximizar os benefícios públicos da energia economizada e da demanda evitada, promovendo a transformação do mercado de eficiência energética, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica.

A ação vai viabilizar que a Prefeitura de Rio Branco possa economizar com iluminação pública. O programa é realizado por meio de chamada pública e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Através dele, a iluminação pública desses espaços serão revitalizados com trocas de reatores e luminárias que consomem mais energia por lâmpadas leds, mais econômicas e eficientes. Ao todo serão investidos R$ 3,4 milhões.