Através de um requerimento do deputado Eber Machado (PSDC) a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (23) uma sessão solene em homenagem aos 100 anos de fundação da Associação de Lions Clubes. O Lions é a maior organização de clubes de serviço do mundo, com mais de 1.350.000 associados, em 46.000 clubes, distribuídos em 206 países, reconhecidos pela ONU.
A Associação trabalha no desenvolvimento de jovens; em parceria atua nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, recreação e esportes; mantém creches, orfanatos, hospitais, asilos e bancos de olhos.
Em pronunciamento, o presidente, em exercício, da Aleac, deputado Eber Machado (PSDC), ressaltou a importância da atuação do Lions Clubes no Estado. “Quando vemos organizações que trabalham pelo bem do próximo ficamos felizes, pois compreendemos o quanto é dignificante fazer parte desse grupo. O Lions Clubes destaca-se principalmente pela ajuda humanitária nas grandes catástrofes em todo o planeta e também naquelas que ocorrem em menor escala, a exemplo das enchentes que acontecem em nossa região”, disse.
Representando a Polícia Militar do Acre na solenidade, o coronel Atahualpa Ribera agradeceu o empenho do Lions Clubes pelo apoio humanitário à população acreana, sobretudo, nos momentos de maior dificuldade como as enchentes dos rios amazônicos. Ele frisou que a missão do Lions é semelhante à da Polícia Militar: servir ao próximo.
“O lema da Polícia Militar é servir e proteger, então eu me sinto honrado em falar sobre esses leões que nos servem há 100 anos. Queremos agradecer, enquanto instituição, e dizer aqui que esta Casa é o melhor lugar para se homenagear essa entidade que desenvolve atividades humanitárias, de ajuda, de servir ao próximo. Gostaria de parabenizar mais uma vez e dizer: contem conosco”, pontua o militar.
A representante do Lions Clubes no Acre, Leuda Areal, destacou que o centenário comemorado este ano é um momento de reflexão e divulgação das ações do Lions. “Para todos nós, o ano do centenário é motivo de muito orgulho. É momento de divulgar o que fazemos. Somos homens e mulheres comuns, pais e mães de família da nossa comunidade. Fazemos parte dessa associação voltada especialmente para os serviços humanitários”, assegura.
A vice-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB), falou sobre a importância dos trabalhos das instituições sem fins lucrativos à população.
“Quero cumprimentar os representantes de todas as instituições aqui presentes e agradecer aos deputados por essa homenagem. Na condição de representante da prefeitura, trago a cada um dos senhores o abraço do nosso prefeito Marcus Alexandre, que está cumprindo uma agenda interna. Fica meu agradecimento ao Lions Clubes pelo apoio que o mesmo tem prestado à sociedade acreana. Não há nada mais relevante que servir ao próximo, tornando melhor a vida das pessoas”, enfatizou.
O líder do governo no Poder Legislativo, deputado Daniel Zen (PT), disse que a Associação Lions Clubes desperta no ser humano a vontade de fazer o bem. “Essas associações despertam o que há de melhor no ser humano, a solidariedade, a vontade de fazer o bem. Você aprende a conviver em sociedade e a como se organizar em torno de causas coletivas. Aprendi muito quando fui presidente do Lions Clube, foi um aprendizado muito importante que eu vou levar para a vida toda. Quero parabenizar a todos por essa história de luta que veio dos Estados Unidos e que foi inspirando pessoas mundo a fora”, disse.
O deputado Gehlen Diniz (PP), autor do projeto de lei que reconhece o Lions Clube de Sena Madureira como de utilidade pública, parabenizou a associação pelo trabalho realizado no Acre.
“Para mim foi uma honra ser o autor do projeto de lei que reconhece o Lions Clube de Sena Madureira como de utilidade pública. Ao final do ano irei apresentar emendas para que a instituição seja reformada, porque sei a importância do trabalho que essas pessoas realizam. Esse voluntariado é algo tão belo e humano, as famílias carentes que são beneficiadas, tudo isso me emociona muito e defendo que esse trabalho seja mais divulgado, para que nossos jovens o tomem como exemplo. A todo o Lions Clube meus parabéns”, complementou.