Rio Branco
25°C
sexta-feira, 26 de junho de 2026
11:58

Dia internacional do farmacêutico

Você sabia que em 1240, a farmácia foi separada oficialmente da medicina por um edital de Frederico II, imperador da Prússia, que estabeleceu na mesma época um código de ética profissional?

Sabia que em 1825, ocorre a consolidação do curso com a criação da Faculdade de Farmácia da Universidade do Rio de Janeiro e que somente em 1886 é que o boticário deixa de existir e a figura do farmacêutico ganha força, pois para exercer a profissão de farmacêutico no Brasil é necessário está escrito no Conselho Regional de Farmácia referente ao estado de atuação?

E você, também, sabia que o farmacêutico generalista realiza funções da habilitação em farmacêutico-bioquimico, além de ter o ensino direcionado também à saúde pública, tais como realizar, interpretar e emitir laudos e pareceres, responsabilizando-se tecnicamente por análises clinico laboratoriais, em bromatologia (estudo dos alimentos), indústrias de medicamentos biológicos e biotecnológicos e nas áreas que abrangem toxicologia, infertilidade e reprodução humana, antidoping em atletas e animais, além de participar do controle da poluição ambiental, atuando em laboratórios de análises e pesquisas da poluição atmosférica e no tratamento de dejetos industriais e de águas para consumo humano ou uso industrial, além das funções milenares na preparação de medicamentos a ele atribuídas?

Todas essas informações são importantes para que a sociedade conheça a história da farmácia e saiba que ela não é de agora e desde os tempos bíblicos o farmacêutico é citado, conforme Eclesiástico 38 (Bíblia católica)

“(…) 6. O Altíssimo deu-lhes a ciência da medicina para ser honrado em suas maravilhas;

  1. e dela se serve para acalmar as dores e curá-las; o Farmacêutico faz misturas agradáveis, compõe unguentos úteis à saúde, e seu trabalho não terminará,
  2. até que a paz divina se estenda sobre a face da terra.”

A prática farmacêutica se baseia na promoção e educação em saúde visando o uso racional de medicamentos, ação importante de atuação do farmacêutico junto à sociedade.

Pois, quando o medicamento é utilizado de forma inadequada contribui para o aparecimento de eventos adversos que causam malefícios ao paciente.

Com a inserção do farmacêutico na equipe multidisciplinar de saúde a atenção farmacêutica e a Assistência Farmacêutica tornaram-se ferramentas importantes para o acesso aos medicamentos, bem como a Promoção em saúde.

A luta por espaços no cuidado farmacêutico enfatiza, ainda mais, a importância da valorização deste profissional no mercado de trabalho.

A farmácia é apaixonante! Uma vez, Aluíso Pimenta, também farmacêutico, perguntou de forma perspicaz ao seu amigo Carlos Drummond de Andrade o Porquê ele havia se formado em farmácia, Carlos Drummond respondeu “Porque eu gosto das pessoas“. (Carlos Drummond de Andrade formou-se na Escola de Farmácia de Belo Horizonte, em 1925).

Gostamos de cuidar, de aprender, mas acima de tudo de RESPEITAR o outro!

Feliz dia Internacional do Farmacêutico a todos os Farmacêuticos (as) do Estado do Acre!

Isabela Sobrinho

Farmacêutica e Presidente do SINDIFAC