Deputados frisam que extinção de parque da Serra do Divisor promoverá renda ao Estado



O senador Márcio Bittar (MDB) respondeu ao questionamentos do ex-senador Jorge Viana (PT) quanto ao PL de sua autoria e da deputada Mara Rocha (PSDB), no qual sugere a extinção do Parque Nacional (Parna) Serra do Divisor, na fronteira do Brasil com o Peru. No lugar, de acordo com o PL da tucana, seria criada uma APA (Área de Proteção Ambiental), que permite propriedades privadas e criação de gado, entre outras atividades.


A proposta repercute negativamente desde o final da semana passada. Semelhante ao petista, Bittar fez um vídeo em que comenta sobre a proposta. Segundo o emedebista, o PL irá promover renda e desenvolvimento por meio da flexibilização da legislação, que atualmente não permite sequer a retirada de pedra do local.


“Eu desafio você [Jorge Viana], a ir lá na Reserva Chico Mendes, e dizer para aqueles pessoas que vocês colocaram lá dentro, quase que lacradas, quase que prisioneiras da miséria que vocês criaram, a dizer lá que você é contra o desenvolvimento daquela região”, questiona.


A deputada Mara Rocha, também em vídeo, comentou sobre os comentários do petista. Segundo Mara, a aprovação do PL vai ser de grande importância para o Acre e para a região do Vale do Juruá. “O que é que muda? Na realidade, esse Projeto propõe que a Serra do Divisor possa ter ocupação humana, que possamos utilizar os recursos naturais de forma sustentável. Com isso, poderemos ter até construções naquela localidade – desde que se obedeça os estudos de impacto ambiental. Então isso trará um grande progresso para o nosso Estado”, frisou.


A deputada salientou ainda que o Parque Nacional da Serra do Divisor é uma das áreas mais belas do Acre e do Brasil e com grande potencial para turismo, que não é utilizado por ser de difícil acesso. “Nós sabemos que as pessoas que saem para fazer turismo elas querem o conforto e querem também acesso a seu local de destino”, disse. “Com a aprovação deste Projeto de Lei, as pessoas vão poder ter acesso à Serra do Divisor com um mínimo de estrutura. Este projeto visa fomentar o turismo no Vale do Juruá”, disse.


Para o petista, o PL apresentados por Mara e Bittar é a pior inimiga da ideia de fazer a estrada. “Por que isso? Porque você vai trazer um problemão com a ideia de extinguir um parque importantíssimo, porque tem a maior biodiversidade da Amazônia brasileira, e isso vai vir para a discussão, para o debate”. E acrescentou: “Se tem um jeito de a integração não acontecer e a estrada também não sair é [a aprovação] de uma proposta como esta”.