A intensificação das chuvas no Acre nos últimos dias levou a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-AC) a emitir um alerta à população, destacando a necessidade de redobrar cuidados diante de possíveis riscos como alagamentos, deslizamentos e danos estruturais.
Com acumulados que já ultrapassam os 50 mm em algumas regiões, o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, orienta que moradores evitem deslocamentos em áreas alagadas, mantenham distância da rede elétrica e fiquem atentos a qualquer sinal de movimentação de solo — como rachaduras, muros trincados ou inclinação de árvores e postes.
“Estamos monitorando as áreas mais afetadas e trabalhando para garantir resposta rápida às ocorrências em todo o estado. Mas é fundamental que cada cidadão faça sua parte. A prevenção pode salvar vidas”, afirmou Batista, reforçando a importância de acompanhar os comunicados oficiais e priorizar a segurança de crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
O Rio Acre também apresenta rápida elevação. Em Rio Branco, o nível marcava 10,16 metros na manhã desta terça-feira (9). Em Porto Acre, a leitura registrou 7,77 metros, enquanto o Juruá, em Cruzeiro do Sul, atingiu 9,20 metros.
Segundo o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), só nas últimas oito horas Rio Branco acumulou 47 mm de chuva; Cruzeiro do Sul, 33,3 mm; e Porto Acre, 26,6 mm.
Em caso de emergência, a Defesa Civil reforça que o atendimento deve ser solicitado pelo telefone 193, do Corpo de Bombeiros Militar.




?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>