Declarações de diretor do Deracre em rede social repercute no Parlamento acreano

As declarações que o diretor do Deracre, Cristovam Pontes, publicou nas redes sociais pautaram os debates da sessão desta terça-feira (14) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O gestor sugeriu aos deputados que, ao invés de enviarem “indicações óbvias” ao órgão, destinem emendas parlamentares para ajudar o governo do Acre a solucionar os problemas apresentados em requerimentos e indicações direcionadas ao órgão.

O comentário causou revolta e alguns deputados foram à tribuna para repudiar as declarações. O oposicionista Gehlen Diniz (PP) afirmou que Cristovam Pontes estaria desrespeitando os deputados da base do governo.

“Isso é um desrespeito com esta casa. Acredito que essa declaração é direcionada a deputada Leila Galvão, do PT. Na última sessão ela apresentou três indicações ao Deracre. Quero me solidarizar com a deputada. Não acredito que o melhor caminho seja desqualificar os parlamentares”, disse.

Para o progressista o secretário não fala por si, e sim pelo governo do Estado. “É uma falta de respeito completa com a base aliada. O Deracre não paga as dívidas, não abre ramais e é apenas um cabide de emprego. A deputada Leila Galvão é uma parlamentar atuante nesta casa e tomou um cartão de um secretário que ninguém sabe quem é”, ressaltou.

O deputado Jesus Sérgio (PDT) afirmou que os parlamentares da base de governo, quando andam nos municípios estão vendo a realidade e as necessidades da população, já que o Estado não consegue chegar em todas as localidades.

“Quando Cristovam trata o parlamento desta forma, ele está sendo infeliz e indelicado, não só com a deputada Leila.

Não é apenas deputado da base que faz indicações, mas todos. A atitude do gestor foi desleal com o parlamento”, afirmou.

Para Nelson Sales (PV) o comentário do diretor do Deracre mostra que o governo não respeita o Parlamento.

“De lá não veio o contrapeso para essa publicação dele.

Ele fala conforme o patrão pensa, ele diz o que ouve na cozinha. O que o Deracre faz no Acre hoje? As estradas estaduais estão abandonadas. O órgão só serve para ser cabide de empego hoje? Seria muito interessante se alguém do governo pudesse se pronunciar”, disse.

O líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT) ressaltou que Cristovam é uma pessoa dedicada responsável com as ações do Estado.

“Acredito que ele tenha se manifestado de forma infeliz, mas não de má fé. Ele sempre foi uma pessoa dedicada e responsável e sempre nos recebeu de maneira gentil.

Apresentamos e transmitimos as demandas aos órgãos competentes. Tenho tido a felicidade de ver a maioria das minhas indicações atendidas. Este não é o pensamento do governo como um todo, até porque o governo sempre analisa as indicações de todos os deputados seja de situação ou oposição”, complementou.