Rio Branco
20°C
sexta-feira, 26 de junho de 2026
00:48

Damares liga igrejas a fraude no INSS e Malafaia reage: “Linguaruda”

A declaração foi dada em entrevista ao SBT News e gerou resposta imediata do pastor Silas Malafaia, que classificou a fala como irresponsável e exigiu a divulgação dos nomes citados.

Nós estamos identificando igrejas nos esquemas de fraudes aos aposentados. Há pastores que pedem para não investigar para não decepcionar os fiéis”, afirmou Damares. Segundo ela, líderes religiosos teriam tentado barrar apurações para evitar desgaste junto às comunidades.

Malafaia reage e cobra provas

A resposta de Silas Malafaia foi dura. Em vídeo publicado nas redes sociais, o pastor classificou a acusação como gravíssima e cobrou transparência da senadora.

Ou a senhora dá os nomes, ou é uma leviana linguaruda. Uma acusação dessa gravidade não pode ser feita sem provas e sem expor quem está envolvido”, disparou.

Malafaia também questionou se Damares teria sido pressionada a silenciar e afirmou que declarações genéricas atingem toda a comunidade evangélica.

Fraude no INSS e pressão pública

As investigações da Polícia Federal apontam que o esquema de fraudes no INSS pode ter causado um prejuízo de R$ 6,3 bilhões entre os anos de 2019 e 2024, atingindo milhares de aposentados e pensionistas.

Diante da repercussão e da pressão de Malafaia, Damares divulgou a lista de requerimentos apresentados por membros da CPMI do INSS, que incluem pedidos de quebra de sigilo e convocações de igrejas e líderes religiosos.

Igrejas e líderes citados na CPMI do INSS

  • Transferência de sigilo da Adoração Church
  • Transferência de sigilo da Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo
  • Transferência de sigilo do Ministério Deus é Fiel Church (SeteChurch)
  • Convite a Cesar Belucci do Nascimento, líder religioso
  • Convocação de André Machado Valadão
  • Transferência de sigilo de André Machado Valadão
  • Convite a Péricles Albino Gonçalves, líder religioso
  • Convite a Fabiano Campos Zettel, empresário e líder religioso
  • Convite a André Fernandes, líder religioso
  • Transferência de sigilo da Igreja Evangélica Campo de Anatote

Nota de Damares e nova reação

Em nota, Damares afirmou que os requerimentos foram baseados em indícios concretos, como Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) e dados da Receita Federal.

“A eventual participação de igrejas ou líderes religiosos em esquemas de fraude causa profundo desconforto, mas a CPMI tem o dever constitucional de apurar os fatos com responsabilidade e base documental”, diz o comunicado.

Após a divulgação da lista, Malafaia voltou a criticar a senadora, afirmando que a acusação generalizou o envolvimento das igrejas evangélicas e que apenas um nome citado já havia sido mencionado anteriormente pela imprensa.

A acusação foi leviana e denigre de maneira geral a Igreja Evangélica”, escreveu o pastor.

Veja o vídeo:

Com informações NDMais