Mais um curso superior oferecido pelo Instituto Federal do Acre (Ifac) recebeu uma avaliação positiva, alcançando mais um degrau no processo de reconhecimento conferido pelo Ministério da Educação (MEC). O curso de Bacharelado em Zootecnia, oferecido no campus Sena Madureira, foi avaliado com nota 4, após visita da comissão formada por profissionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nos dias 20 e 21 de março.
A avaliação tem o objetivo de verificar a qualidade da formação ofertada pelas Instituições de Ensino Superior. A partir da verificação de documentos pedagógicos, infraestrutura, bem como reuniões com gestores, docentes, técnicos administrativos e alunos, a comissão atribui um conceito ao curso, que pode ser de 1 a 5, sendo 5, o nível de excelência. Após, a avaliação, o processo culmina com o reconhecimento do curso, por meio de publicação de portaria pelo MEC junto ao Diário Oficial da União.
Coordenadora do curso de Zootecnia desde sua criação em 2013, Dayana Alves da Costa, parabenizou todos os docentes, técnicos e discentes pelo esforço conjunto e afirmou que “o conceito atribuído ao curso demonstra que estamos no caminho certo. O relatório da avaliação do Inep apontou alguns aspectos a serem melhorados para que o curso de Zootecnia alcance a excelência, aspectos estes que já vêm sendo trabalhados. Por isso, vejo a avaliação como uma oportunidade para melhorarmos ainda mais. Vamos trabalhar para obter nota máxima”, garantiu.
A diretora geral do campus Sena Madureira, Italva Miranda da Silva, acredita que a nota é resultado de um trabalho de equipe que envolve todo o Ifac e destacou medidas que proporcionaram as condições para que o curso alcançasse conceito 4. “A concessão da Dedicação Exclusiva para sete docentes do curso, em 2015, foi de extrema importância para a nota da dimensão Corpo Docente na avaliação. Também foram importantes as resoluções de colegiados de cursos, Núcleo Docente Estruturante e comitês, além da oficialização de termos de cooperação firmados ao longo desse período que contribuíram para viabilizar as aulas práticas, os estágios e as visitas técnicas”, destacou. A diretora geral ainda parabenizou a participação e comprometimento dos docentes e alunos do curso.
A pró-reitora de Ensino Substituta, Carmen Paola Alvarez, explicou que a avaliação externa realizada pelo MEC contribui para que as Instituições de Ensino Superior aprimorem seus projetos e processos, com vistas a garantir a qualidade do ensino que promovem. Assim, “a avaliação com nota 4 é uma demonstração de que o curso de Bacharelado em Zootecnia possui os requisitos necessários para garantir uma formação profissional de qualidade aos seus alunos”, informou.
Para a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, a nota 4 é fruto do trabalho que já vem sendo desenvolvido pelos professores, técnicos, gestão e alunos do campus, além do acompanhamento feito pela Proen. “Já passamos por 14 avaliações, essa foi a última. O que nos deixa muito felizes porque realmente nos deu um amadurecimento”, disse.