Rio Branco
24°C
domingo, 8 de novembro de 2026
18:47

Crédito do FGTS para Santas Casas é prorrogado até 2030

O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (15) o projeto de lei (PL) que prorroga até 2030 o prazo para a aplicação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em operações de crédito destinadas a hospitais filantrópicos e Santas Casas de Misericórdia. O PL 2.465/2026 segue para sanção da Presidência da República.

Essa linha de crédito também poderá ser utilizada por instituições sem fins lucrativos que atuam no atendimento a pessoas com deficiência e prestam serviços de forma complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A lei do FGTS permitia esse tipo de operação com juros menores até 2022, a partir de uma medida provisória de 2018, que acabou se convertendo em lei federal no ano seguinte.

Segundo o governo, no período em que vigorou a linha de crédito, o fundo bancou empréstimos de cerca de R$ 3 bilhões para 140 entidades hospitalares filantrópicas por meio de 134 operações de crédito sem destinação específica e de 122 operações de crédito para reestruturação financeira.

A prorrogação do financiamento também deverá permitir a reestruturação de dívidas das entidades com diminuição dos encargos financeiros de 18% ao ano para cerca de 12% ao ano.

De autoria do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), a proposta altera a Lei 8.036, de 1990, que regulamenta o FGTS. Antes de passar no Senado, a medida foi aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada.

Relator da matéria no Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) destacou que as Santas Casas e os hospitais filantrópicos desempenham papel estratégico no sistema de saúde, especialmente em municípios onde representam a principal ou a única estrutura hospitalar. Segundo ele, muitas dessas instituições enfrentam elevado endividamento e dificuldades financeiras, o que ameaça a continuidade de serviços essenciais.

“É evidente a relevância social, econômica e institucional da proposição, cuja pronta aprovação evitará o agravamento do quadro de endividamento do setor filantrópico de saúde e contribuirá para a continuidade assistencial de milhões de brasileiros que dependem diariamente dos serviços prestados por essas entidades”, afirmou.

*Com informações das agências Câmara e Senado.

Source link

domingo

08 nov 2026

24°

Nublado

Rio Branco
Chuva 70 %
Vento 6 km/h
dom 8 de nov
31° 23°
seg 9 de nov
32° 23°
ter 10 de nov
34° 23°
qua 11 de nov
33° 25°
qui 12 de nov
32° 24°

Mais lidas

  1. CNH sem autoescola deve começar a valer até o fim de 2025, com processo digital e redução de custos
  2. Smart Fit lança campanha ‘Rolê na Smart Fit’ e libera treinos gratuitos para adolescentes durante as férias
  3. Suspeita e silêncio: morte de jovem investigada por fraude ao INSS intriga autoridades em MG
  4. Prefeitura de Boca do Acre define 773 cargos comissionados e funções gratificadas
  5. Bocacrense poderá participar de processo seletivo da Fiocruz para expedições de UBS Fluviais no Amazonas
deneme bonusuJojobet Girişjojobetganobetbetciokumar siteleriyasal bahis sitelerikumar siteleriJojobet GirişGrandPashabet Güncel girişgrandpashabet güncel girişgrandpashabet girişdeneme bonusu veren Sitelerdeneme bonusucasino sitelerideneme bonusujojobetjojobet girişjojobetjojobet girişGrandpashabetGrandpashabetjojobetbahis siteleribahis sitelerijojobetjojobet girişjojobetjojobet girişkahraman haberjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişgrandpashabetjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet giriş