“É um grande avanço do governo federal para jovens que desejam viajar e não têm condições”. O relato é da estudante Keyva Raissa, de 21 anos, sobre a oportunidade de jovens de todos país poderem realizar viagens interestaduais gratuitamente.
De acordo com a medida, jovens com idade entre 15 a 29 anos, com renda de até dois salários-mínimos podem participar do projeto. Essa possibilidade permite que jovens de baixa renda possam viajar e também tenham acesso a eventos culturais pagando apenas meia entrada.
“Bom, acho uma excelente oportunidade! Tirando o fato de ser uma burocracia para retirar a carteira, e que você só tem duas vagas disponíveis nos ônibus, ainda assim é apreciável”, discorre a estudante.
Para quem tiver interesse em participar, é preciso baixar o aplicativo ID Jovem realizar o cadastro e fazer a reserva com antecedência. ”Eu acho que viável alguém viajar desse jeito. Eu queria muito experimentar esse método, é mais por curiosidade Sabe?! Pra ver se vai mesmo acontecer”, pontua Keyva.
Além do aplicativo, também é possível fazer o cadastro por meio do site idjovem.caixa.gov.br. O Número de Identificação Social (NIS), contendo 11 dígitos, é a “chave” para acessar o site e o aplicativo e emiti-la.
No momento do embarque ainda é necessário que o beneficiário apresente a ID Jovem e a carteira de identidade.
São reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros; e duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.
Caso a empresa se recuse a fornecê-lo, as denúncias devem ser feitas pelo telefone 166 da ANTT.