Rio Branco
30°C
sábado, 18 de julho de 2026
09:56

Combate ao suicídio, mortalidade infantil foram alguns dos temas levados à Câmara Municipal

Redução da mortalidade infantil no Acre, em especial na capital acreana, saúde mental com foco no combate ao suicídio e cortes na educação foram alguns dos temas debatidos na Câmara Municipal de Rio Branco nesta semana.

Os temas, trazidos pelo vereador Dr. Jakson Ramos, líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Casa.

Na quarta-feira, 22, o parlamentar deu um alerta sobre o aumento dos casos de suicídio, com ênfase na juventude negra. Segundo dados da cartilha Óbitos por Suicídio entre Adolescentes e Jovens Negros, lançada pelo Ministério da Saúde (MS) durante o Seminário Nacional de Saúde da População Negra na Atenção Primária, adolescentes e jovens negros têm maior chance de cometer suicídio no Brasil.

O risco na faixa etária de 10 a 29 anos foi 45% maior entre jovens que se declaram pretos e pardos do que entre brancos em 2016. A diferença é ainda mais relevante entre os jovens e adolescentes negros do sexo masculino: a chance de suicídio é 50% maior neste grupo do que entre brancos na mesma faixa etária.

Avanço do saneamento básico e redução da mortalidade infantil

Na última quinta-feira, 23, destaque para os dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) que apontaram que quase 90% dos domicílios acreanos têm acesso a água tratada.

O resultado da pesquisa atesta uma das maiores políticas públicas da gestão do ex-governador Tião Viana que priorizou, em sua gestão, o saneamento básico mesmo nas áreas de mais difícil acesso do estado.

Ainda de acordo com a pesquisa, em 2018, 66,3% dos domicílios do país tinham acesso à rede geral ou fossa ligada à rede para escoamento de esgotos, com grande variação entre as regiões, indo de 88,6% das residências do Sudeste a 21,8% no Norte e 44,6% no Nordeste.

Ao todo, no país, 72,4 milhões de pessoas viviam em domicílios sem acesso à rede geral coletora de esgotos, sendo 31 milhões no Nordeste e 13,9 milhões no Norte. (Com informações Assessoria)